Domingo, 16 de Janeiro de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



VARIANTES DO COVID-19

As variantes, ou mutações, do covid- 19 são designadas pela OMS conforme o alfabeto grego. Iniciou com a variante alfa (Reino Unido), depois beta (África do Sul), gama (Brasil), delta (Índia), agora ômicron (África do Sul). O ex-presidente da Anvisa, Gonçalo Vecina, disse que a falta de vacinação cria variantes do novo coronavírus em países pobres. Menos de 4% das pessoas em nações de baixa renda foram vacinadas com uma dose, em comparação com cerca de 61% em países de alta renda. Por enquanto as vacinas estão funcionando, apesar do aumento do nº de óbitos mesmo nos vacinados com 3 doses. Por enquanto. Na realidade, a única forma do vírus parar de se reproduzir é vacinar todos, tantos países pobres como ricos.

COMENTÁRIO DE LEITOR

“Preocupante essa nova variante do covid-19. Mas as pessoas estão agindo como se não houvesse mais pandemia. Podemos tomar como exemplo o parque de diversões na praça central de Alvorada. Encontrar alguém usando máscara é como acertar na loteria”. Cadê a fiscalização da prefeitura?

TERCEIRA VIA

A eleição ainda permanece polarizada entre Lula e Bolsonaro. O crescimento de Sérgio Moro nas pesquisas, ultrapassando Ciro Gomes, é bem interessante. Assim como são sintomáticos os protestos de manifestantes pró-Lula no RS pela atuação do ex-ministro na Operação Lava Jato. Podem indicar temor, ou reviravolta. As pesquisas são dinâmicas, refletem o momento. São inúmeros os exemplos de crescimento de candidatos inesperados, vide Sartori, Collor de Melo. Refletem insatisfação popular, o inconsciente coletivo de Carl Jung.

PDT 1

Assistimos na última 5ª feira dia 02 dezembro a cerimônia de assinatura de ficha partidária do ex- vereador Édson Borba ao PDT. Presentes o presidente estadual, deputado estadual Ciro Simon, o deputado federal Pompeo de Mattos, a vice-presidente do PDT nacional e presidente nacional da Ação Mulher Trabalhista, Miguelina Vecchio, além da executiva municipal, do vereador Zézo. Dentre outros, prestigiaram o evento o presidente do PTB municipal, Cristiano Schumacher, o presidente do PSB municipal, Alexandre Lobão. Édson Borba deve ser candidato a deputado federal por Alvorada.

PDT 2

Conforme a direção partidária em Alvorada, através da presidente Gisa e do líder Geovani Garcia, a intenção é promover o crescimento do partido no município, contribuir para o desenvolvimento mais efetivo da cidade. Está aberto para novas lideranças em todas as áreas. Coligações partidárias com restrições somente aos partidos de extrema direita.

PENSAMENTO SOBRE ELEIÇAO 1

“O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons.” - Luther King

PENSAMENTO SOBRE ELEIÇÃO 2

“Para consolidar a democracia, a maior dificuldade está em aproximar eleitor e eleitos, separados pela brecha entre a realidade e as informações produzidas pela mídia.” - Cristovam Buarque

COMENTÁRIOS ()