Domingo, 16 de Janeiro de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



QUE BOM PARA ALVORADA

O Centro Franciscano Pedro Chaves Barcellos, situado na rua Pedro Álvares Cabral, 944, bairro Piratini, atende gratuitamente 94 crianças de 6 a 14 anos no contraturno escolar (fora do horário das aulas). Atua como entidade beneficente prestadora de serviço socioassistencial, junto às comunidades São Pedro, Piratini, Tijuca e arredores, referenciado pelo CRAS Piratini. Possui uma equipe de trabalho qualificada, acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo atividades ocupacionais (dança, pintura, jogos de todos os tipos), atendimento às famílias. A entidade mantenedora é das irmãs franciscanas, mesma vertente do papa Francisco, que pertence à Ordem dos Frades Franciscanos.

SERIA BOM PARA ALVORADA

Foi inaugurado em 09/12/2021 o Restaurante Popular do Eixo Baltazar, no bairro Rubem Berta, se unindo aos quatro restaurantes populares que já funcionam na capital, nos bairros Lomba do Pinheiro, Restinga, Cruzeiro do Sul e Centro Histórico (que equivale a dois espaços). O novo restaurante popular vai servir, de 2ª a 6ª feira, 100 refeições diárias gratuitas no almoço, para as pessoas em situação de rua ou de alta vulnerabilidade social. Para ter direito ao benefício, o cidadão tem que ter o Cadastro Único para Programas Sociais ou CadÚnico. No primeiro dia, as variedades de Buffet eram arroz, feijão, almôndega, batata cozida, legume refogada, uma salada verde, banana de sobremesa e um copo de água. O usuário pode se servir uma vez e a entrada é por ordem de chegada. A gestora do novo restaurante, Carolina Breda, explica que a responsabilidade é da Organização Social Civil Beith Shalom, que já administra os outros restaurantes populares. O secretário de desenvolvimento social da prefeitura de Porto Alegre, Léo Voigt, afirmou que com o novo espaço passam a ser oferecidas 4,4 mil refeições por semana, sendo 800 diárias e 400 aos finais de semana. O restaurante do Centro Histórico atende também aos sábados e domingos, com 200 refeições/dia. Os demais, da Lomba, Restinga e Cruzeiro servem 100 refeições/dia cada um. A prefeitura vai investir R$ 2,6 milhões por ano em todos os restaurantes. Excelente iniciativa. Um exemplo que poderia muito bem ser seguido por Alvorada. Somos a cidade mais pobre da Região Metropolitana, muitos estão passando fome em nossas vilas, constatamos diariamente o desespero das famílias. Existem várias entidades que ajudam, privadas, empresariais, mas não dão conta. A prefeitura municipal tem a obrigação de participar deste processo, mas de forma organizada.

PENSAMENTO SOBRE FOME 1

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome." - Mahatma Gandhi

PENSAMENTO SOBRE FOME 2

"É inquestionável que se o mundo gastasse menos com aquilo que é supérfluo e com ostentações, que são mera vaidade humana, não haveria fome no mundo."

PENSAMENTO SOBRE CARIDADE 1

"Lembre-se. As mãos que ajudam são mais sagradas do que os lábios que rezam." - Madre Teresa de Calcutá

PENSAMENTO SOBRE CARIDADE 2

"A verdadeira caridade é o desejo de ser útil aos outros sem pensar em recompensa." - Emanuel Swedenborg

COMENTÁRIOS ()