Quinta-Feira, 26 de Maio de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



Leilane Schiavoni
Interina
[email protected]

MICROAÇUDES E ESTIAGEM

O Secretário do Meio Ambiente está providenciando o cadastro do município em programa do governo do Estado para abertura de cinco microaçudes na área rural do município. A estiagem tem sido severa não só com as pessoas mas também com os animais. Os pequenos produtores rurais que ainda restam em Alvorada, têm sofrido com a perda de animais e prejuízos nas áreas de plantio pela falta de água.

IMPORTÂNCIA DOS MICROAÇUDES

Segundo o Secretário Rudi Guzatti, do Meio Ambiente, os produtores poderão irrigar as áreas de plantio, garantindo a produtividade durante o ano todo, diminuindo as perdas em períodos de estiagem. O desenvolvimento dos projetos ficará sob responsabilidade da Emater.

CENTENÁRIO DE LEONEL BRIZOLA

No dia 22 de janeiro se comemorou o centenário de nascimento de Leonel Brizola, um dos políticos mais importantes do país. Foi deputado estadual, prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul, deputado federal e governador do Rio de Janeiro por duas vezes. Destacou-se como símbolo da resistência democrática quando liderou a Campanha da Legalidade em 1961 que garantiu a posse do presidente João Goulart.

LEGADO DE LEONEL BRIZOLA

Em 1956, como prefeito de Porto Alegre, seu slogan “NENHUMA CRIANÇA SEM ESCOLA” já traduzia uma de suas maiores bandeiras: a educação. Nesta época construiu 135 escolas na capital gaúcha. Durante seu governo no RS deixou como legado a construção 6.302 novas escolas entre primário, ginásio e curso normal (hoje magistério); a construção de estradas, a implantação da Refinaria Alberto Pasqualini e o III Polo Petroquimico da Petrobrás, entre outros. Quando governador do Rio de Janeiro promoveu a criação dos CIEPs (Centro Integrados de Educação Pública), escolas de tempo integral que tinha dois objetivos: fornecer educação de qualidade para crianças pobres da periferia e favelas e possibilitar que elas tivessem quatro refeições diárias. Em suas andanças pelo mundo, Brizola percebeu que em nenhum outro país havia escolas por turnos, todas proporcionavam para seus jovens educação em tempo integral. Ao longo de sua vida enfrentou vários desafios, mas duas obsessões foram marcantes em suas lutas: a escola pública para o povo e o amor pelo Brasil. Bandeiras pelas quais ele deu o melhor de sua genialidade política.

O XADREZ DA ONG EMBRIÃO

A Ong Embrião tem como principal objetivo a educação ambiental de crianças e adolescentes e tem como ferramenta o trabalho de Xadrez. Já foi reconhecida com prêmios como Medalha João Saldanha, Reconhecimento Ambiental – Borboleta Azul, Medalha de Responsabilidade Social. Trabalha em parceria com outras instituições e organizações para promover a conscientização e a inclusão. Um dos frutos dessas parcerias foi a bicicleta adaptada chamada ODKV. Ela foi desenvolvida para deficientes visuais com o intuito de proporcionar a eles a sensação de andar de bicicleta. Desenvolveu também bicicletas especiais para Cadeirantes e Muletantes. Recolhe pilhas, baterias e outros lixos ecológicos, assim como óleo de cozinha usado. Em relação ao xadrez, os competidores alvoradenses já trouxeram muito orgulho para nossa cidade, com seus títulos de campões. Agora estão procurando apoio para aqueles que não podem custear as despesas das competições presenciais que iniciarão em março de 2022. Além dos alunos carentes, há no grupo enxadrista cego, o único gaúcho convidado a participar do Torneio em São Paulo que também precisa garantir a inscrição, viagem , alimentação e estadia. Amantes e apoiadores do Xadrez poderão entrar em contato com Josué pelo telefone (51) 84043602 e apoiar os atletas alvoradenses que não suportam mais a saudade de uma boa partida de Xadrez

PENSAMENTO

Uma criança, um professor e uma caneta, podem mudar o mundo” (Malala Yousafzai, Prêmio Nobel da Paz)

COMENTÁRIOS ()