Quinta-Feira, 26 de Maio de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



CÂNCER EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O Dia Mundial do Câncer (04/02) surgiu como uma oportunidade para se levar e obter informações sobre a prevenção e controle do câncer. Milhões de mortes prematuras ocorrem por ano e poderiam ser evitadas com medidas adequadas. Está se tornando cada vez mais comum o aparecimento de câncer em crianças e adolescentes abaixo dos 19 anos de idade. Nesta faixa, o tipo mais comum é a leucemia aguda, tumores do sistema nervoso central, os linfomas e os tumores ósseos. Os sintomas, muitas vezes, são comuns às doenças da infância, mascarando a gravidade da doença e confundindo os pais. Quando se acentuam por período longo, consulte seu médico.

REPARE NO DETALHE

A Campanha “Repare no Detalhe” existe há algum tempo e visa alertar os pais sobre sintomas que quando detectados precocemente auxiliam no diagnóstico e tratamento das crianças e adolescentes. Forte é quem se cuida.

PROJETO PESCAR

Em parceria com empresas e organizações o Projeto Pescar visa a formação socio profissionalizante do jovem de baixa renda, com idade entre 16 e 19 anos, com vistas ao mundo do trabalho.

PERFIL DO JOVEM

O público alvo são os jovens de 16 a 19 anos; devem estar cursando a partir do 7º ano do ensino fundamental; devem demonstrar interesse efetivo em participar; ter alguma referência familiar e endereço fixo; a renda familiar não pode ser superior a meio salário mínimo por pessoa; no caso da unidade Soul, devem residir em Alvorada.

CAPACITAÇÕES

Além de aulas com conteúdo técnico e comportamental, os jovens recebem as ferramentas necessárias para ingressar no mercado de trabalho, desenvolvendo outras habilidades como oratória, liderança, motivação, confiança. No final do curso, os jovens estão em condições de trabalhar em qualquer área e em qualquer empresa, seja na condição de estagiário ou mesmo de contratado.

VIVÊNCIAS: UNIDADE PROJETO PESCAR ACIAL

Além dos encontros com os educadores e voluntários, os jovens fazem visitas técnicas e saídas de campo, podendo citar como complemento às aulas com os biólogos, sobre Meio Ambiente a visita ao Horto Municipal, ao Parque Itapuã, Quinta da Estância.

VIVÊNCIAS: UNIDADE PROJETO PESCAR SOUL

Os jovens da Unidade Projeto Pescar Soul, desde março de 2020, devido à pandemia COVID-19, tiveram a agenda de passeios e cursos extras prejudicada. Também foi necessário realizar as aulas em modo remoto, voltando ao presencial em junho de 2021. Mesmo com todas as restrições, respeitando os protocolos sanitários, os jovens fizeram visita guiada à Lagoa do Cocão, participaram de campanha de doação de sangue da Soul em parceria com o Hemocentro de Porto Alegre e encerraram o ano com uma bela cerimônia de formatura. A turma de 2022 já está pronta para iniciar as atividades em 14/02. Serão mais de 30 jovens certificados no curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos.

PENSAMENTO

“Estou dizendo para vocês que há esperança. Eu tenho visto isso. Mas ela não vem dos governos e corporações. Ela vem das pessoas”. - Greta Thunberg, ativista ambiental sueca

COMENTÁRIOS ()