Quinta-Feira, 26 de Maio de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



CENTRO HUMANISTICO DA PARÓQUIA SANTO ANTONIO

Que fazer para transformar a triste realidade em que vivem muitas pessoas, muitas das quais em situação de extrema miséria, sem saúde, sem trabalho, sem renda, sem esperança? Este desafio levou o Padre Libanor mais um grupo de voluntários a pensarem numa Obra Social que, através da ajuda voluntária de dezenas de pessoas, pudesse oferecer uma gama de serviços gratuitos aos que não tem condições de pagar. Iniciou com a prestação de assistência médica, jurídica e psicológica e com o decorrer do tempo, outras atividades foram se agregando, se ampliando para outras áreas, com a instalação do gabinete odontológico, e campanhas como “Natal Sem Fome” e o “Natal das Crianças.”

ATIVIDADES DO CENTRO HUMANISTICO

Milhares de pessoas foram atendidas nas mais diversas áreas, através de voluntários, de forma gratuita: atendimento médico (clinico geral), atendimento jurídico, atendimento odontológico, atendimento psicológico, atendimento psicopedagógico.

AUXILIO À PESSOAS NECESSITADAS

Em busca da vida plena para todos, o Centro Humanistico presta auxilio às pessoas necessitadas, através de empréstimo de cadeira de rodas, muletas, andadores, camas hospitalares, colchão piramidal.

RESGATANDO A DIGNIDADE

Resgatando a dignidade das pessoas, de outras maneiras se complementam a obra: através da doação de alimentos, da distribuição de brinquedos para as crianças no Natal; da distribuição de roupas e calçados.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Mantém os seguintes cursos visando a inserção no mercado de trabalho, a melhoria da qualidade de vida através do emprego e renda: Curso de Artesanatos, de Manicure, de Pedicure, de Corte de Cabelo, de Sobrancelhas, de Depilação, de Corte e Costura, de Chinelos, de Tricô e Crochê.

OUTRAS ATIVIDADES IMPORTANTES

Paralelamente a todas estas atividades, o Centro Humanistico também dispõe de Curso de Fandango, Pastoral da Criança, Pastoral do Câncer, Pastoral dos Migrantes, Pastoral dos Narcóticos Anônimos e Amor Exigente (drogadição).

PANDEMIA: Com o advento da pandemia os serviços foram paralisados. A expectativa é de que o Centro Humanistico consiga retomar suas atividades ainda neste ano de 2022.

AURORA DA VIDA

A Aurora da Vida atende pessoas com deficiência oferecendo atividades que visam a independência e autonomia. São atividades lúdicas que envolvem atenção, concentração, interação social, motricidade fina e motricidade ampla. Além de ter acesso a oficinas, atividades intelectuais e físicas o usuário conta também com acompanhamento psicológico.

Os serviços ofertados só conseguem se manter graças aos colaboradores que atuam na linha de frente através da venda de Camisetas, através do Brechó Solidário, com o fabuloso Costelão 24 horas e com a tradicional Corrida Aurora da Vida que está em sua quarta edição.

APADRINHAMENTO

O PADRINHO DO CORAÇÃO é um projeto para apadrinhar crianças e ajudar a continuar atendendo os usuários que tanto precisam de apoio. Colabore. Apadrinhe uma criança: PIX CNPJ 24.988.100/0001-36; Sicredi - Agência 0116 – Conta Corrente 28241-8

PENSAMENTO:

“Permanecemos todos numa única família: a dos filhos de Deus.” (Autor desconhecido)

DR DARCI BARTH

A partir de março o Dr Darci Barth volta a escrever como titular da Política e Saúde, depois de umas bem merecidas férias. Encerro minha substituição agradecendo aos leitores que prestigiaram a Coluna neste período e que o compartilhamento do trabalho de ajudar o próximo tenha servido para fazer a diferença na vida de alguém. Obrigada a todos.

COMENTÁRIOS ()