Quinta-Feira, 26 de Maio de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



DRA. LEILANE

Agradecemos a interinidade da Dra. Leilane Schiavoni em nossa ausência. Detentora de extrema lucidez, grande senso comunitário, a Dra., como gosto de chamá-la, nos substituiu sem saudades do titular. Abraços.

GEOVANI GARCIA 1

Geovani Garcia é o novo titular da SMDE, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, indicado pessoalmente pelo prefeito Appolo. Geovani foi vereador por 16 anos, 8 anos vice-prefeito, candidato a prefeito por 2 vezes, em uma delas perdeu a eleição por escassa margem. Além disso, fez algumas incursões por várias secretarias municipais. Experiência e conhecimento da cidade possui de sobra.

GEOVANI GARCIA 2

Na realidade, Geovani possui alguns desafios na SMDE. Em torno de 70% da nossa classe trabalhadora atua em Porto Alegre. No final do mês, a maioria das compras são feitas também na capital, os impostos ficam por lá. Por outro lado, a família usufrui da saúde, educação, segurança, lazer de Alvorada. Precisamos com urgência oferecer emprego aos nossos trabalhadores, sob pena de permanecer no ostracismo, baixo IDH, a cidade mais pobre da Região Metropolitana. Reativação e remodelação do Distrito Industrial, com asfaltamento, sinalização e iluminação das ruas. Depuração das empresas, incentivo para quem chega, quem não produz deve ir embora. Além disso, priorizar nosso comércio e área de serviços, diminuir impostos, facilitar as coisas.

GEOVANI GARCIA 3

Outro desafio é a questão do shopping inacabado na entrada de Alvorada, mais de 10 anos, uma década, servindo de péssima imagem para quem chega ou sai. Reunir o pessoal responsável, proprietários, prefeitura de Porto Alegre e Alvorada, Ministério Público, tentar resolver. Os impostos, IPTU, do local certamente estão sendo carreados para os cofres públicos. São centenas de empregos em jogo.

O RUGIDO VIROU MIADO?

O DEM se caracterizou na 1ª e início da 2ª administração Appolo como o maior crítico dos atos do executivo, maior inclusive que o PT e partidos de esquerda. Projetos eram criticados duramente no plenário da Câmara de Vereadores, a maioria rejeitados. Lives circulavam nas redes sociais, com temas como cemitério municipal, criticando a prefeitura municipal. Por ocasião da decisão nacional da migração do DEM para o PL, o presidente do DEM, Douglas Martelo, nos afiançou que o grupo que ingressará no PL, seguirá com a mesma posição, “não temos o menor interesse em assumir cargos no governo municipal”, “teremos mais um fórum de discussão sobre a cidade”, “nossa ideia é fazer o PL o maior partido da cidade”, entre outras revelações. Mas a realidade que se observa é completamente diferente. Tal como mágica, a crítica cessou. As lives desapareceram. Demandas enviadas ao executivo são atendidas prontamente. Todos os projetos são aprovados. Reuniões são frequentes com o Pai Todo Poderoso. Estamos abertos a esclarecimentos.

COMENTÁRIOS ()