Quinta-Feira, 26 de Maio de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



NETFLIX
MINISÉRIE: OS 5 PECADOS CAPITAIS DA SAÚDE EM ALVORADA
EPISÓDIO 1: AS UBSs NOS BAIRROS

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros são a porta de entrada preferencial do SUS. O objetivo destes postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como UPAs 24horas, emergências e hospitais. Uma UBS normalmente é instalada perto de onde as pessoas moram, evitando ônibus quando possível. O acolhimento deve ser permanente durante o dia, a doença não tem horário. São realizados exames, consultas, entrega de remédios, aplicação de vacinas, quando necessário o encaminhamento a outros serviços de saúde. Essenciais são as equipes de saúde de família, compostas, no mínimo, por um médico de família ou generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, finamente integrados, prestando atendimento integral às famílias pelas quais são responsáveis, organizando o fluxo de atendimento. Caro leitor, a UBS do bairro onde moras atende todos os requisitos? Acolhimento permanente? Atende 80% da demanda? Não faltam médicos ou dentistas? Farmácia? Equipe de saúde da família coordenada e eficaz? Pessoal da área administrativa bem treinada, tratando o paciente com gentileza? Olha, posso dizer com a maior convicção: vai ser difícil de achar. Algumas UBSs foram elogiadas, como Algarve, Torotama, Santa Clara. Outras foram duramente criticados, como Piratini, falta de médicos, Tijuca, campeã de queixas há bastante tempo, Cedro, motivo de reportagem do jornal A Semana. Etc. Etc. Episódio da próxima semana: UPA 24H.

EDUARDO LEITE

O nosso governador, Eduardo Leite, após mudança de partido, deve ser lançado a presidente da república pelo PSD de Kassab e Danrlei. O evento deve acontecer em 16 de março. Mais um candidato, tal qual Moro e Ciro Gomes, cujo propósito é quebrar a polarização Lula x Bolsonaro, “entre o ruim e o pior”, conforme suas palavras.

STELA FARIAS

Stela Farias, que já foi 3 vezes deputada estadual, 2 vezes prefeita de Alvorada, secretária estadual da Administração e Recursos Humanos, volta ao Legislativo após perder a eleição para a prefeitura de Alvorada para Appolo em 2020 por menos de 300 votos. Antes, em 2018, ficou de fora da Assembleia, por uma diferença de 43 votos. No momento em que recebeu a notícia, Stela, como boa marqueteira, arrumou um carro de som, foi às vilas mais pobres, onde está o voto, agradecendo ao povo de Alvorada. Visa certamente as eleições de outubro próximo e, por que não, as eleições para prefeito municipal em 2024. Abram o olho.

ESCRITÓRIO DO IPE EM ALVORADA

É promessa do presidente reeleito da Câmara de Vereadores, Cristiano Schumacher, que a inauguração do escritório do IPE em Alvorada, vai ser neste mês de março. Nós, e os funcionários públicos estaduais residentes por aqui, aguardamos com ansiedade.

REDES SOCIAIS

A administração Appolo prioriza claramente o asfaltamento e calçamento comunitários. Certamente já foi feita muita coisa neste sentido, com recursos próprios, emendas parlamentares, verbas federais ou estaduais. Só que o nº de ruas beneficiadas não representa nem 20% das que necessitam. Aí vai alguém nas redes sociais, geralmente um secretário, a maioria das vezes não é o secretário de obras, acompanhado de um vereador, parabenizando o prefeito pela inauguração. Legítimo, faz parte do jogo. Só que os elogios são minoria, geralmente dos moradores de ruas contempladas, de amigos, parentes ou detentores de cargos de confiança. O povo, em sua maioria, critica, “e a minha rua vai ser quando?”, “e aquela promessa que nos fizeram?”, etc.etc. O pau corre solto.

PENSAMENTO SOBRE SAÚDE PÚBLICAnegrito

“Para que o caos na saúde pública termine de vez, é necessário que os membros do Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário recorram ao SUS quando necessitarem de atendimento médico e hospitalar.” - Gil Nunes

COMENTÁRIOS ()