Quinta-Feira, 26 de Maio de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



ALVORADA NA CAPA DO DIÁRIO GAÚCHO 1

"Asfalto em 29 vias de Alvorada, com financiamento de R$ 10 milhões, prefeitura pretende pavimentar ruas e avenidas de 17 bairros", foi a manchete de capa do Diário Gaúcho do dia 10/04/2022, 6ª feira. Colocaram no face. Resolvemos dar uma olhada nos comentários da publicação. Naquele momento haviam 53 comentários. 13, ou 24%, eram elogios, sendo que 2 eram de secretários municipais do MDB. Dos restantes, alguns eram de cargos de confiança, outros certamente de beneficiários de ruas já contempladas ou em andamento. Em sua ampla maioria, 40 comentários, ou 76%, eram de críticas à administração. Muitas se repetem, tais como: "enquanto isso a população sofre com a falta de ônibus nos bairros"; ou "cadê as outras 759 ruas que faltam"; ou "eleições à vista"; ou "é obrigação deles, pagamos IPTU, água, luz, esgoto"; ou "e a minha rua ?"; ou "estou esperando 3 anos consulta com especialista"; esta é uma pérola: "o cemitério está uma vergonha, Diário Gaúcho, dá uma passada no cemitério, morto não vota".

ALVORADA NA CAPA DO DIÁRIO GAÚCHO 2

Na realidade, não estamos criticando a pavimentação de 29 ruas em Alvorada, longe disso, é muito importante para o município. Certamente os comentários não condenam. O que deveria ser divulgado é o processo de escolha das ruas, com a maior transparência possível, sem nenhum risco de indicação política. É empréstimo liberado pela Caixa Econômica Federal, alguém vai ter que pagar, os próximos prefeitos, a população. Vale a pena, mas deve ser muito transparente.

ALVORADA NA CAPA DO DIÁRIO GAÚCHO 3

A administração atual está priorizando a pavimentação das ruas, em detrimento da saúde, educação, segurança, etc, etc. É prerrogativa do prefeito, não há dinheiro pra tudo. Mas também não pode se queixar das reclamações da comunidade, como nos comentários do face. Certamente vão se refletir nas próximas eleições. Inclusive já se materializaram nas últimas eleições, com a bela votação de Stela Farias, Douglas Martello e Juliano Marinho. A vitória de Appolo foi por 300 votos.

EPIDEMIA DE DENGUE

Desde janeiro de 2022, Porto Alegre registrou 8 mil casos de dengue e 5 mortos. Em consultório, estamos atendendo casos de dengue diariamente. Não conseguimos os dados de Alvorada, até porque muitos vão consultar na UPA zona norte, pois não temos UPA 24horas e o hospital de Alvorada não dá conta. É fundamental o combate aos focos de criação de mosquitos, usar repelentes, camisas compridas, fechar as janelas

PENSAMENTO DA SEMANA

"A DEMOCRACIA É O GOVERNO DO POVO PELO POVO E PARA O POVO" - frase proferida por Péricles, estadista da democracia ateniense do século V AC, e eternizada por Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos, no discurso de Gettysburg. "Governo do povo" quer dizer governo com um sentido popular, "para o povo", significa que o objetivo é o bem do povo, "pelo povo", quer dizer realizado pelo próprio povo, diretamente ou indiretamente por meio de representações legais.

COMENTÁRIOS ()