Quinta-Feira, 26 de Maio de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



MINA DE OURO

Farmácias, farmácias, farmácias. Uma em cada esquina, com direito a estacionamento, muitas vezes duas ou três uma ao lado da outra. Em Alvorada, Porto Alegre, cidades do interior do RS, Brasil. Mina de ouro. Qual o motivo? Na realidade, o medicamento é que nem arroz e feijão, essencial para a população, não dá para ficar sem. A margem de lucro é de 30%, com pequenas variações entre as farmácias, as famosas promoções. Os outros produtos também vendidos, tais como sabonetes, xampus, protetores solares, pastas e escovas de dente, perfumaria, etc.etc., possui margem de lucro ainda maior. O prazo de validade é alto, 3, 4, 5 e mais anos, ao contrário dos alimentos. Obrigatório um farmacêutico responsável, onde se abriu o leque para pequenos procedimentos, tais como aplicação de injeções e vacinas, nebulizações, etc. Bem organizado, o lucro é excelente, difícil perder.

DE COCHEIRA

Está um pouco cedo, mas as articulações já correm soltas. O PL está trabalhando o nome do vereador Rodrigo Schin para presidente da Câmara de Vereadores no ano que vem. Dizem que o preferido do líder maior é o vereador Beto Goleiro. Por outro lado, o sonho do atual presidente, Cristiano Schumacher, é ser reeleito pela 3ª vez, bater o recorde. Mas ainda vai correr muita água por debaixo da ponte. Aproximam-se as eleições para presidente da república, governadores, deputados e senadores. Pode mudar tudo.

PASSA O TEMPO

Parece que foi ontem, mas nossa coluna comemorou 1 ano em 19 de março passado. Apesar da ser por vezes contundente na crítica, não recebemos nenhum pedido de resposta. Procuramos sempre evitar a crítica pessoal, falar somente a verdade, independente de conotação política. E assim vamos continuar. Continuamos à disposição para eventuais correções.

UPA 24h

Comentário de um leitor. "Pavimentação das ruas é importante, mas existem algumas coisas mais necessárias em Alvorada que deveriam ser priorizadas. A saúde é uma delas. Ter uma UPA 24horas por exemplo ajudaria muito a população que, às vezes, não tem condições de pegar um ônibus pra vir pra POA. Acaba voltando sem atendimento e medicação para casa."

SCHERER FLORES

Participamos do velório do jovem Scherer Flores, falecido prematuramente aos 39 anos de idade, de AVC hemorrágico. É filho do nosso amigo Valdenir Flores, sempre presente com sua amizade desde que viemos para Alvorada. Scherer era motoboy, muito benquisto pelos colegas, que fecharam as ruas nas cercanias do cemitério municipal, fizeram um buzinaço de motos. Sentimentos à família.

PENSAMENTO DA SEMANA

"É difícil viver com as incertezas da vida, é fácil errar por causa delas também. A melhor atitude a tomar é entregar sempre nas mãos de Deus nossas escolhas. Nele não há erro." - pastor Daniel Adams Soares

COMENTÁRIOS ()