Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



PADRE LIBANOR

Almoçamos semana passada com o padre Libanor Piccetti, grande liderança e benfeitor de nossa comunidade, que estava afastado devido a problemas de saúde. Constatamos com alegria que está muito bem, jovial, dinâmico e falante, como de hábito. Continua fazendo hemodiálise, que não atrapalha em nada suas atividades diárias. Estávamos acompanhados do colega Dr. Carlos Braga e do amigo de longa data Dirceu Casarolli. Presentes o padre Valdir Ganbin, auxiliar da paróquia, a prestativa cozinheira Vera, além de alguns amigos do padre. Circulamos nas dependências da paróquia Santo Antônio, verificamos que as atividades sociais, distribuição de alimentos e cobertores, continuavam a todo vapor, as salas e prateleiras abarrotadas de donativos. Libanor nos garantiu que só vai parar quando Deus lhe chamar. Convoca a todos para a festa de Santo Antônio em 19 de junho próximo.

TERMINOU A NOVELA

Romildo Bolzan decidiu finalmente que não vai ser candidato a governador do RS pelo PDT, continua na presidência do Grêmio. O candidato do PDT será o ex-deputado Vieira da Cunha, Bom para o Grêmio, ruim para o PDT.

DENGUE

Estudos comprovaram que pulverizações regulares com veneno nos locais que registram ocorrências expressivas de dengue reduzem em até 96% o número de casos. Estratégia importante, estava sendo realizada em Alvorada, mas foi descontinuada devido à falta do veneno, ou de máscaras adequadas. São informações que nos passaram. Estamos abertos a esclarecimentos.

TRIO VIRAL

Os consultórios de Alvorada estão atendendo muitos casos de dengue, covid-19 e H1N1, cujos sintomas são parecidos e confundem os pacientes. Todos têm potencial de agravamento, hospitalização, inclusive óbito. Felizmente os casos de dengue devem diminuir com a vinda do frio no sul do país.

CANDIDATO DE MENTIRINHA

Cada vez mais me convenço que toda esta correria para viabilizar um candidato de 3ª via para enfrentar a polarização Lula/Bolsonaro é de mentirinha. Na realidade, sem a 3ª via, sobra mais dinheiro para as candidaturas a deputado federal. Vai ver que é isso.

CONFRATERNIZAÇÃO NO PL

O deputado federal Onix Lorenzoni, candidato do PL a governador do estado, acompanhado do deputado federal Giovani Cherini, compareceram à sede da Acial na última 6ª feira, onde foram recebidos por simpatizantes do partido em Alvorada. Presentes o vice-prefeito e presidente do PL em Alvorada, Valter Slayfer, os vereadores remanescentes do DEM, Martello e Bordin, e o vereador do PL Rodrigo Schin. O outro vereador do PL, Beto Goleiro, não compareceu, proibiu seus assessores de participar. Lideranças de peso, Alcides Bolico, Teresa com Certeza, secretário Chorão, etc., além dos que já abandonaram o partido, não vieram. Curioso, o vice-presidente do PL em Alvorada era Bolico, agora parece que é o vereador Beto Goleiro. Outros afirmam que é o suplente de vereador e secretário Rudi Guzati. Bota organização nisto.

SUICÍDIO ENTRE MÉDICOS

Dados da American Foundation for Suicide Prevention indicam que, em média, 300 a 400 médicos cometem suicídio por ano em todo o mundo. No Brasil, as taxas de suicídio entre os médicos são maiores do que a população em geral. E dentro das especialidades médicas, o psiquiatra é o que mais se suicida. Além de prevalecer no sexo masculino, foi maior em adultos de 43 a 54 anos.

PENSAMENTO DA SEMANA 1

“Planejamento, Organização e Motivação são fatores essenciais para a prosperidade.” – PETER DRUCKER

PENSAMENTO DA SEMANA 2

“O melhor meio de acabar com a pobreza é através da educação financeira, e não através de esmolas. Se você der dinheiro a uma pessoa pobre, apenas a manterá pobre por mais tempo.” – ÉVERTON VITORATO

COMENTÁRIOS ()