Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



CENTRO DE AUTISMO

Conviver com uma criança autista requer paciência e disposição para a família como um todo, até formar o entendimento necessário para o aprendizado correto. São crianças imprevisíveis e muito dependentes. O convívio com um autista é por demais desgastante, exige atenção permanente dos pais, podendo inclusive ocasionar a desestruturação familiar. O poder público tem o dever, inclusive por lei, de auxiliar a criança autista, principalmente em cidades mais pobres, como é o caso de Alvorada. Dependendo do grau de autismo, precisa tratamento multidisciplinar, com pediatra, psicólogo, neurologista, psicopedagogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional. O Centro de Autismo de Alvorada possui em torno de 300 crianças, atendendo já a partir de um ano de idade. Possui professores especializados e uma psicóloga. Só. Auxílio da saúde, nada. Neurologista não tem na rede. Neuropediatra tinha, saiu, não acharam necessário repor. O que sei é que as crianças autistas do PAM8 são encaminhadas para o CEREPAL em Porto Alegre, esperam no mínimo 6 meses para serem atendidas. Existem 5 fonoaudiólogas concursadas, não sei também onde estão, se possuem a infraestrutura necessária para trabalhar, quem sabe cede uma para o Centro de Autismo? Fisioterapeuta, que eu saiba não tem. Pediatra é uma raridade na rede de saúde, são disputados a tapas. Está difícil.

CADÊ

Muitas queixas de leitores em relação à ausência dos guardas municipais ou azulzinhos na avenida Getúlio Vargas. Dei uma caminhada da prefeitura até a parada 44, realmente não vi nenhum.

SECRETÁRIO EM PORTO ALEGRE

O ex-candidato a prefeito municipal de Alvorada, Douglas Martello, agora no PL, foi convidado pelo prefeito Sebastião Mello, a secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre. Nos garantiu que não é mais candidato a deputado estadual por Alvorada.

ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR DO RS

Encrespada a eleição para governador do RS. Achamos que Onix Lorenzoni do PL está no 2º turno. Eduardo Leite, se for candidato, do PSDB, deve disputar o 2º turno também, aí deve ganhar. Do contrário, pela ordem, Beto Albuquerque, do PSB, Edegar Pretto, do PT, e como surpresa, Vieira da Cunha, do PDT, podem disputar com Onix.

REDES SOCIAIS E POLÍTICA

As redes sociais permitem uma maior interatividade, encurtam a distância entre as pessoas, facilitam o intercâmbio, acesso é barato, elimina a desigualdade social. No mundo político, decidem as eleições. A população brasileira tem 62% de pessoas ativas nas redes sociais, em torno de 120 milhões de usuários. Mas existem os efeitos colaterais, o lado negativo. Fake News, inverdades, são frequentes. A exposição da pessoa, não do seu trabalho, é característica, maldosa em sua essência. A solução é simples, mas difícil de ser seguida: usem com parcimônia.

PENSAMENTO DA SEMANA 1

“Nunca as pessoas estiveram tão próximas nas redes sociais e, ao mesmo tempo, tão distantes de si mesmas. Eis a era da solidão.” - AUGUSTO CURY

PENSAMENTO DA SEMANA 2

“As crianças não mentem. Quando dói, elas falam. Quando estão bem, elas falam. Elas sempre são sinceras. Mas os adultos fingem que não estão doentes quando estão. Mesmo se estiverem recuperados, eles fingem a doença para poderem ficar um pouco mais.” - HOSPITAL PLAYLIST

COMENTÁRIOS ()