Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



MÃO DE OBRA DE PRESIDIÁRIOS EM ALVORADA 1

A Prefeitura municipal assinou termo de cooperação com o Estado para uso de mão de obra prisional em Alvorada. O projeto envolve apenados do regime semiaberto do Instituto Penal Irmão Miguel Dário (SUSEPE), na Agronomia, que abriga população carcerária de 111 detentos. Desenvolverão atividades de pequenos reparos e manutenção na cidade.

MÃO DE OBRA DE PRESIDIÁRIOS EM ALVORADA 2

Para o prefeito Appolo, “além de um salário digno, também é uma forma de reinserir estas pessoas novamente no convívio social, o que configura um ganho para a sociedade.” Fomos nas redes sociais. Um leitor opinou: “Há um tempo atrás tínhamos o trabalho destes apenados, não soube de queixas, acredito que funcionou em algum momento.” Como o projeto é polêmico, outro foi mais drástico: “Sou a favor de dar emprego pra esta cambada de vagabundos, mas com supervisão policial, porque senão vão roubar chaves de fenda, pincéis, material de construção e muito mais, para trocar por drogas. Também acho que, terminado o expediente, voltar para a cadeia sem salários, só ajuda de custo.”

PDT X PSB

O PSB foi convidado, mas não compareceu em nenhuma das atividades de Lula em Porto Alegre neste final de semana. Nos bastidores, se comenta que há grandes possibilidades da dobradinha PDT X PSB para governador do estado, só não se sabe o cabeça-de-chapa, se Beto Albuquerque ou Vieira da Cunha, provavelmente o 1º. Ciro Gomes para presidente da república.

CONSULTÓRIOS

O que se atende nos consultórios nestes dias de frio intenso, mais de 70% das consultas, são o retorno dos casos de covid, H1N1, vírus da influenza, dengue. Todos com sintomas mais ou menos parecidos, confundindo os pacientes. Reflexo da liberação do uso de máscaras nas escolas, inclusive aglomerações. Vacinação, o que se vê é uma boa percentagem de vacinados contra a covid, mais de 80%, mas menos de 50% fizeram a vacina antigripal.

AGÊNCIA DO IPE EM ALVORADA

Continua a problemática do IPE no RS, com ameaça dos hospitais se descredenciarem, baixa remuneração, cuja consequência é o mau atendimento. Agências nas cidades do RS, onde se inclui Alvorada, só se a prefeitura encampar, cedendo a sala e os funcionários, no máximo 2, que devem ser treinados no IPE, e pagos pela prefeitura. Vamos insistir que existem em torno de 20 mil usuários do IPE trabalhando e/ou morando em Alvorada, contando com os funcionários públicos ativos das diversas secretarias, escolas, polícia civil, brigada militar, saúde, etc., com seus dependentes e pensionistas. Todos votam.

CANDIDATOS DE ALVORADA

Com a desistência de Douglas Martello, Juliano Marinho, Édson Borba, dentre outros, Stela Farias é a maior favorecida, calculamos de 30 a 40 mil votos só em Alvorada, deve ser reeleita. Quem pode surpreender é a presidente do PDT, Giselda Azambuja, Gisa. Está fazendo uma boa campanha, tem um bom grupo lhe apoiando.

PENSAMENTO DA SEMANA

“Eu tentei 99 vezes e falhei. Mas na centésima tentativa eu consegui. Nunca desista de seus objetivos, mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa.” - Albert Einstein, físico alemão, um dos maiores gênios do século XX, 1879 - 1955.

COMENTÁRIOS ()