Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



UPA 24 HORAS

A SMS de Alvorada anunciou que está prolongando o atendimento do Centro de Saúde, agora nos sábados das 8 às 18h. Meritório, mas não resolve o problema da população. O prédio do Centro de Saúde originalmente era para abrigar uma UPA 24 horas, possui o equipamento e as instalações necessárias. Não canso de falar, e vou repetir: Alvorada, com mais de 200 mil habitantes, certamente a mais pobre, a que mais necessita, é a única do entorno de Porto Alegre que não possui UPA 24 horas. Restam saber os motivos. Certamente existem outras prioridades, em Alvorada a pavimentação. Como muitas UBS estão desassistidas, Tijuca e Piratini são os exemplos clássicos, pode haver o temor de superlotação da fila de espera com doenças comuns. Além disso, não existe a sintonia necessária entre a SMS e o hospital de Alvorada.

MALANDRAGEM DO BRASILEIRO

Redes sociais e politica hoje em dia são sinônimos, um não sobrevive sem o outro. Em publicações de entidades, secretarias, fundações, grupos, o pessoal vai aprendendo a forma de contornar os comentários e compartilhamentos, simplesmente ocultando ou excluindo as críticas. Deixando só os elogios. Muitas prefeituras estão contratando cargos de confiança direcionados para as redes sociais. Malandragem de brasileiro.

FRANGO SINTÉTICO

Uma empresa americana prepara o lançamento do primeiro peito de frango sintético, feito com células tronco. O cultivo de "carne celular" pode revolucionar a produção de alimentos e acabar com o sofrimento de milhões de animais.

ICMS DA GASOLINA E DIESEL

A alta do combustível, gasolina e diesel, foi bem superior ao da inflação nos últimos 12 meses. O ICMS dos Estados está atrelado ao preço do combustível, em consequência os cofres estão abarrotados. O governo federal quer zerar o ICMS do combustível. Os governadores estão esperneando. Nesta daí acho que o Bolsonaro tem razão.

FARMÁCIA MUNICIPAL

São comuns a falta de determinados medicamentos essenciais na farmácia pública municipal. A última queixa que recebi foi a inexistência da ivermectina, usada no tratamento da escabiose (sarna). Em casas geriátricas, o tratamento geralmente deve ser em todos os velhinhos, pois a disseminação é muito rápida, o prurido é desesperador e incomodativo. Não pode faltar de jeito nenhum.

CANDIDATOS DE ALVORADA

Na última coluna exploramos o fato de que existem poucos candidatos de peso, com chances de ganhar, oriundos de Alvorada, para deputado federal e estadual. Para deputado federal, acho que nenhum. Para deputado estadual, mencionamos Stela (PT) e Gisa (PDT). Muitos não gostam de nenhum dos 2, é normal e legítimo. Os eleitores devem selecionar os candidatos de fora conforme o que já fizeram por Alvorada, o que estão fazendo, ou que prometem fazer. E cobrar depois. Vamos tomar a liberdade de indicar na coluna alguns candidatos de potencial neste sentido.

PENSAMENTO DA SEMANA 1

"Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." - Abraham Lincoln

PENSAMENTO DA SEMANA 2

"Poder é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou forma, os outros a obedecerem à sua vontade, mesmo que eles preferissem não fazê-lo. Autoridade é a habilidade de levar os outros a fazerem de boa vontade o que é solicitado ou determinado." - Leonardo Amorim

COMENTÁRIOS ()