Sbado, 08 de Maio de 2021 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


CPF O Tempo e o Vento

O Conjunto de Projeção Folclórica O Tempo e o Vento, fundado em 28 de abril de 1990, e uma das entidades tradicionalistas da nossa cidade. E neste dia, esta semana, a entidade realizou um evento, dentro das normas restritivas devido à pandemia que assola a nossa cidade e o mundo todo. Parabenizar esta entidade que luta há 34 anos em prol do tradicionalismo local, sendo uma das mais premiadas nos festejos farroupilhas locais nos anos anteriores.

Chasque do Paulo Guimarães

O tradicionalista Paulo Roberto Rossal Guimarães foi o responsável pela divulgação do tradicionalismo nos meios oficiais de comunicação da Primeira Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul (1ª RT/RS) nas gestões das coordenadorias regionais de 2018 a 2020. Fez um ótimo trabalho, que se encerrou oficialmente no dia 27 de março do corrente ano. Eram sob a sua responsabilidade administrar / alimentar o sítio oficial, o blog e a página oficial no Facebook (ambos da 1ª RT/RS) e o blog do Conselho Assessor.

Paulo deixou a função agradecendo a confiança a ele depositada pelos coordenadores regionais, subcoordenadores, patrões das entidades tradicionalistas vinculadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), das onze cidades que congregam a Primeira Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul. Já está em seu lugar, seguindo com a função de divulgar a cultura do Rio Grande, o tradicionalista Fernando Galimberti.

CTG Alma Crioula – Viamão

O CTG Alma Crioula, fundado em 1º de maio de 1984, portanto, há 37 anos, vai comemorar o seu aniversário. Será um “grande baile virtual”, ou seja, sem a presença do público (sem aglomeração), no dia 2 de maio, numa Live com a participação do renomado grupo Marca de Campo, a partir das 11h no Programa Churrasqueando, da Rádio Bailes do Sul. Para participar, ou melhor, para assistir, basta abrir as porteiras do sítio oficial da entidade no Facebook – www.facebook.com/almacrioula ou então no sítio da Rádio Bailes do Sul – www.radiobailesdosul.vipfm.net.

Aproveitamos para parabenizar esta entidade tradicionalista da Vila Elza, do nosso município mãe (Viamão), pelo transcurso do natalício de fundação.

Destaque Tradicionalista 2020 do CTG Sentinelas do Pago

"Não existe reconhecimento mais puro que a gratidão". “Angela Guindani é exatamente isso que o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinelas do Pago vem fazer aqui hoje. A família CTG Sentinelas do Pago vem te agradecer por toda a tua contribuição com a nossa entidade, pelo todo esforço e tempo que dedicaste a nossa cultura e tradição, ao trabalho árduo, alegria e amor que enche nossos corações! Obrigado por sempre estares presente, apoiar, estar aqui para o que der e vier! Desde que começaste a participar e se envolver com o tradicionalismo gaúcho, nunca mais paraste, com garra e determinação, uma mulher forte e guerreira! Nós somos muito gratos a você, mereces este reconhecimento”! Esta é a mensagem do patrão Alex e sua patronagem a esta grande tradicionalista de Alvorada, que foi destaque tradicionalista do CTG Sentinelas do Pago, num ano (2020) castigado por uma pandemia que ainda anda por aí fazendo estragos (vítimas fatais) nas famílias, nas entidades e na sociedade.

COMENTÁRIOS ()