Quinta-Feira, 27 de Janeiro de 2022 |

“Nós vamos defender os interesses das empresas e vamos trazer propostas que movimentem a nossa economia”, afirma Miriam Mainard, presidente da ACIAL

Miriam assume a presidência da ACIAL projetando defender os interesses do empresariado

Por Redação em 07 de Janeiro de 2022

"A presidente acredita que a renovação é um ponto chave " (Foto: Matheus Pfluck)


Na noite da quinta-feira, 06/01, ocorreu a posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Alvorada (ACIAL). Liderando esse processo está a primeira presidente mulher da entidade, Miriam Mainard, proprietária da rede de supermercados Baita. Em entrevista ela falou sobre a importância de ter entrado na entidade como associada e o que se pode esperar de sua gestão como presidente.

Jornal A Semana – De onde veio a vontade de assumir a presidência da ACIAL?
Miriam Mainard – São oportunidades que vão aparecendo na vida da gente e tem que se as agarrar quando elas surgem. Por mais que as pessoas pensem no cargo e no status, eu tenho ciência de que isso é algo passageiro e o que fica é o legado que vamos construindo. Eu tenho o proposito de vida de inspirar outras pessoas e isso foi decisivo para que eu aceitasse esse convite.

Jornal A Semana – Como foi o amadurecimento da ideia de ocupar esse posto na ACIAL até tu colocar o teu nome à disposição e ser eleita pelo empresariado?
Miriam Mainard – Quando eu aceitei ser a vice-presidente do comércio, eu me senti muito lisonjeada. Só que, naquele momento, eu deixei claro de que só ficaria dois anos e que eu deveria dar a oportunidade para outras pessoas. Logo eu fui ouvindo nos bastidores que eu seria convidada para assumir e eu sempre disse que não era o meu interesse. Eu só aceitei no último momento, depois de uma reunião com alguns antigos presidentes que me trouxeram vários motivos para que eu assumisse. Eu senti que teria esse apoio e por isso aceitei.

Jornal A Semana – Tu és a primeira presidente mulher dessa entidade quase cinquentenária. Qual a importância desse pioneirismo no ano em que a entidade completa meio século?
Miriam Mainard – É realmente algo para nos fazer se sentir orgulhosa. É uma coincidência bacana pelo marco dos 50 anos da entidade. Ser a primeira mulher é um presente para mim e sei que posso estar inspirando outras mulheres e mostrando que a mulher pode ocupar o espaço que ela quiser dentro da sociedade. Essa é mais uma das conquistas.

Jornal A Semana – Além de ser a primeira mulher eleita, tua diretoria é formada por muitos jovens ou empresários que estão em sua primeira experiência na diretoria da entidade. Porque essa renovação e qual a importância que tu vês nesse movimento?
Miriam Mainard – Essa renovação é um ponto chave para mim. A minha proposta era ficar dois anos e depois dar espaço para outras pessoas. Isso porque eu entendo que a gente coloca muito gás no início e essa renovação precisa acontecer. Acredito que todos precisam ter a experiência e o aprendizado para contribuir com a entidade e com a cidade. Por isso eu aposto na experiência dos que já estão com o empreendedorismo dos que estão chegando. Com isso podemos ter novos resultados e direcionamentos.

Jornal A Semana – Quando tu deste início aos teus negócios na cidade existia essa vontade de auxiliar na organização das empresas e no desenvolvimento econômico do município?
Miriam Mainard – O meu primeiro trabalho foi em uma associação comercial da minha cidade. Quando olhava para os empresários eu me sentia muito pequena e a nossa realidade muito diferente. Quando eu cheguei em Alvorada já disse para o meu marido que a gente precisava participar da comunidade. Eu precisava ter relacionamentos para aprender e fazer networking. Por causa disso fui atrás da ACIAL e da igreja para buscar conhecer pessoas aqui do município.

Jornal A Semana – O que a classe empresarial pode esperar e cobrar do trabalho da ACIAL e do desenvolvimento econômico do município nos próximos anos em que estará à frente da entidade?
Miriam Mainard – Nós vamos defender os interesses das empresas e vamos trazer propostas que movimentem a nossa economia. Queremos reforçar nas pessoas que consumir em Alvorada e valorizar o comércio local tem muitas vantagens e que todos ganham com isso.

Jornal A Semana – E qual é a tua expectativa para este mandato e o que tu achas que encontrará nos próximos dois anos em que ficará à frente da ACIAL?
Miriam Mainard – Que toda a cidade tenha o sentimento de pertencer a entidade. Queremos aproximar mais pessoas e mostrar mais o trabalho da ACIAL.

COMENTÁRIOS ( )