Sexta-Feira, 30 de Julho de 2021 |

Após superar os 19 mil casos confirmados, Alvorada dá início a imunização da população em geral

Na quinta-feira, 03/06, já foram vacinados os alvoradenses de 59 e 58 anos no Ginásio Tancredo Neves

Por Redação em 04 de Junho de 2021

"A ideia da secretária é de que, em três meses, toda a população tenha tomado pelo menos a primeira dose" (Foto: Eduardo Porto)


Após 15 meses do primeiro caso confirmado e dos 19 mil contaminados pela Covid-19 em Alvorada, o Ministério da Saúde autorizou a vacinação para a população em geral – de forma escalonada por faixa etária. Com isso, a Prefeitura já deu início ao processo de imunização para os alvoradenses nascidos em 1961 e 1962 na manhã de quinta-feira, 03/06.

Segundo a secretária de Saúde (SMS), Neusa Abruzzi, a administração já estava aguardando esse momento. “A autorização do Ministério da Saúde nos autoriza a seguir avançando na ordem decrescente das idades. Então estamos só esperando o documento porque Alvorada já recebeu hoje sete mil doses só para isso para atender a população e duas mil para gestantes”, salienta a titular da pasta.

Com isso, Neusa já projeta quando toda a população deve estar vacinada. “Tudo vai depender do número de doses que a gente receber. Se a gente mantiver a média de nove mil doses diárias que estamos recebendo hoje, em três meses a gente já teria aplicado a primeira dose em toda a população. Eu acredito que até o final do ano todos estarão vacinados”, enfatiza a secretária.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quarta-feira, 02/06, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 19.258 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 689 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 166 casos. Isso é menos do que na última semana, quando foram 630 pacientes contaminados. Contudo, o número de óbitos subiu. Nessa semana foram confirmadas três vítimas da pandemia. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da semana passada, através de nota nas redes sociais.

No boletim epidemiológico municipal de terça-feira, 01/06, já havia 19.166 casos confirmados. Desses, 18.155 já estão reestabelecidos. Ainda existem 226 alvoradenses em isolamento domiciliar e 99 hospitalizados. Na terça-feira, por volta das 09h – quando foi divulgado o ofício – já eram 686 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

Professores da rede privada

Um questionamento feito foi sobre a imunização dos professores da rede privada, que ainda não estão no cronograma. A secretária falou sobre o tema. “Até a próxima semana nós vamos acabar as escolas municipais e estaduais. Todas as creches parceiras já foram feitas e será solicitada para que a rede privada encaminhe as listagens de professores para a vacinação”, explica Neusa.

Possível terceira onda?

Os casos de coronavírus seguem altos em todo o país e a secretária explicou que a ideia é manter a fiscalização e a imunização em massa. Até sexta-feira, 28/05, havia três leitos de UTI ocupados no Hospital de Alvorada.

Contudo, a secretária acredita que teremos um novo crescimento. “Acho que vem essa terceira onda, mas acho que vamos conseguir manter um equilíbrio não que vai disparar os números, mas acho que está mais próximo alguém da família está no hospital ou doente em casa. As pessoas estão cuidando dos protocolos e estão vendo que é algo sério”, finaliza Neusa.

COMENTÁRIOS ( )