Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 |

Comunidade cobra investimentos e melhorias na sinalização viária próximo ao Simão Pedro

Reinvindicações chegaram pela comunidade e Câmara de Vereadores

Por Redação em 17 de Junho de 2022

"Até o final de julho devem ser refeitas as pinturas e instalada uma faixa de pedestres na região" (Foto: Guilherme Wunder)


Investimentos na infraestrutura viária estão sendo promovidos pela administração municipal. Inclusive, na última semana, houve a assinatura da ordem de início de pavimentação de mais 29 ruas. Contudo, investir em infraestrutura viária não contempla somente a pavimentação, mas também calçadas e sinalização viária – e este último vem sendo motivo de reclamações em pontos da cidade.

Na última semana, a vereadora Giovana Thiago (PT) utilizou a tribuna para reivindicar melhorias no cruzamento entre as ruas Artur Garcia e Maria do Carmo, no Bairro Bela Vista. Segundo ela, diversos acidentes já ocorreram no local e, entre os motivos, estão a falta de sinalização, visibilidade baixa e fluxo alto de veículos. Por causa disso, cerca de 200 moradores promoveram um abaixo-assinado solicitando investimentos.

A parlamentar cobrou melhorias e afirma ter tentado contribuir para solucionar o problema, mas não obteve êxito. “Aquele cruzamento tem um grande fluxo de tráfego tem acidentes toda semana. Já houve acidentes gravíssimos e nós fomos mais de uma vez cobrar e apresentamos o projeto de revitalização do entorno. Inclusive vaquinha entre os moradores foi proposta e nada acontece”, finaliza Giovana.

O parecer da comunidade

A reportagem esteve no local para compreender o problema. Atualmente existem tachões em um dos lados – falta alguns – e placas de ‘pare’. Em um dos lados existe uma faixa de segurança e sinalização no chão, mas está apagado. Já no lado mais próximo da Sociedade Espírita Simão Pedro as pinturas no chão não existem mais – algo que os moradores cobram.

Para Sirlete Borba, 54 anos, esse é um trecho que sofre muito e já houve reunião com moradores e abaixo-assinados, mas nada foi feito para melhorar a região da Bela Vista. “Olha seria de grande importância uma boa sinaleira ou uma sinalização e conscientização entre os motoristas que não dão importância para as placas ou sinalizações de transito”, pondera a dona de casa.

Já Carlos Rosa é morador do bairro há 50 anos e conta que o fluxo de trânsito é intenso e colisões entre veículos são comuns. “Esse cruzamento tem uma batida bem seguido. As vezes tem três carros que batem ao mesmo tempo. Nós já pedimos para colocar sinaleira e não colocam. Acho que é preciso respeitar as placas. Existe a sinalização, mas não respeitam”, confessa o alvoradense.

Respostas do Executivo

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), Sergio Coutinho, explicou que existe a sinalização na região. “O que vale é a placa. A pintura no asfalto serve para chamar a atenção, mas é a placa que vale. Se existem acidentes, não houve o registro. Nós não temos registros de acidentes no local, mas pode ter acontecido. O problema é que o motorista não respeita as placas de sinalização”, justifica o titular da pasta.

Ainda segundo ele, o que vai impedir o acidente é a conscientização do motorista e o respeito às normas de trânsito. Contudo, novos investimentos devem ser feitos na região. Em fevereiro foram colocadas as placas e feitas as pinturas no chão. A expectativa é de que, até o fim de julho, as pinturas sejam refeitas e também seja colocada uma faixa de pedestres na região.

Nas últimas semanas, o Departamento de Sinalização Viária (DSV) revitalizou as faixas de pedestres em todas as escolas do município, proporcionando segurança aos alunos e a comunidade na travessia da via pública. Com a conclusão deste trabalho – feito nas escolas municipais, estaduais e privadas – as revitalizações devem ir para outros bairros e a região do Bairro Bela Vista será contemplada.

COMENTÁRIOS ( )