Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2021 |

Feriado de 07 de setembro marca a abertura oficial do Acampamento Farroupilha

Contudo, o número de piquetes é bem menor do que comparado aos anos anteriores

Por Redação em 10 de Setembro de 2021

"A chama crioula chegou no sábado, 04/09, e a abertura oficial ocorreu na terça-feira, 07/09" (Foto: Eduardo Porto)


Mantendo as tradições gaúchas, com churrasco, chimarrão (individual) e música tradicionalista; teve início na terça-feira, 07/09, o Acampamento Farroupilha. Apesar de a chama crioula ter chego no sábado, 04/09, foi somente na terça que ocorreu a abertura oficial das festividades de forma oficial – que se encerram no dia 20 de setembro.

Este ano os festejos estão ocorrendo no Bairro Jardim Alvorada, onde estão instalados 25 piquetes. No ato de abertura, o secretário de Cultura Esporte e Juventude (SMCEJ), Jefferson Teixeira, falou sobre o trabalho desenvolvido para poder realizar o evento com toda a segurança e seguindo os protocolos determinados pelos órgãos de fiscalização e destacou a importância em manter viva a história e os costumes do Rio Grande do Sul.

Entidades ausentes

Ao contrário de anos anteriores, desta vez muitas entidades tradicionalistas optaram por não participar das festividades no acampamento. Entre elas estão o CTG Amaranto Pereira, CTG Sentinelas do Pago, CTG Chilena de Prata e CPF O Tempo e o Vento. A reportagem do Jornal A Semana conversou com alguns dos representantes destas instituições para compreender os motivos dessa ausência.

Segundo o patrão do CTG Amaranto Pereira, Adair Rocha, como muitos municípios da região metropolitana não estão realizando as atividades presenciais, existe uma tendência de aumento de público. Com isso, ele acredita ser muito difícil conseguir garantir que os protocolos de saúde sejam respeitados e que não ocorram aglomerações no acampamento.

Por isso e pelo luto da perda de pessoas próximas da entidade que se optou por não participar desta edição. “O momento ainda não é o ideal para participar de um evento de tamanha grandiosidade que é o Acampamento Farroupilha de Alvorada e por acreditarmos que terá uma aglomeração muito grande de pessoas, nós optamos por medida de segurança em não participar do acampamento neste ano”, salienta Rocha.

Outro CTG que não participará é o Sentinelas do Pago, que é comandado pelo patrão Alexsandro Santana. Contudo, ele está envolvido com o evento. “Nossa entidade no momento conta com muitas pessoas que se encaixam nos grupos de risco. Por isso optamos em não acampar este ano. Mas estamos apoiando a subcoordenadora de Alvorada e participando com palestras e oficinas de artesanatos”, afirma o alvoradense.

Já o CPF O Tempo e o Vento é dirigido por Alexandra Lacerda. Ela explicou que a decisão foi tomada por consenso entre todos os sócios. “Pontuamos juntos vários motivos: situação da Covid-19, questões financeiras e disponibilidade de tempo. Não somos contra o acampamento. Gostamos e temos paixão, mas visualizando a situação da entidade, resolvemos que não era o momento”, justifica Alexandra.

Programação da semana

• 10 de setembro – 15h: história de Menotti Garibaldi (Anita 2021 e Klara Beyer);
• 19h: Ronda do CTG Raça Gaúcha
• 20h: Show Grupo Rebeldia
• 11 de setembro – 15h: oficina de Fuxico (CTG Sentinelas do Pago)
• 20h: Show Grupo Sina Fandangueira
• 12 de setembro – 20h: Show Nenê Vargas
• 13 de setembro – 20h: palestra com Leandro Garcia
• 14 de setembro – 15h: oficina Boneca de Pano (Prendas do CTG’s)
• 20h: Ronda do CTG Bento Gonçalves da Silva
• 15 de setembro – 15h: oficina de Vaca Parada (Campeira Mirim)
• 19h: Ronda do CTG Tradição
• 20h: Show Grupo Macanudos
• 16 de setembro – 19h: Concurso de Culinária
• 20h: Show do Grupo Lendas do Sul

COMENTÁRIOS ( )