Sbado, 23 de Outubro de 2021 |

Festival virtual e Acampamento Farroupilha marcam a programação do aniversário de 56 anos de Alvorada

1ª Alvorada da Canção Nativa teve início na quarta-feira e encerramento será com os parabéns para o município

Por Redação em 17 de Setembro de 2021

"O Acampamento Farroupilha teve início em 07 de setembro e deve prosseguir até segunda-feira, 20 de setembro" (Foto: Eduardo Porto)


O dia 17 de setembro é feriado municipal. Isso porque foi nesse dia que, em 1965, Alvorada se emancipou de Viamão. Esse ano a cidade completa 56 anos e, mais uma vez, devido a pandemia do coronavírus, o tradicional baile municipal não será realizado. Contudo, outras atividades alusivas a data devem ocorrer e já estão sendo divulgadas pela administração municipal.

1ª Alvorada da Canção Nativa

Teve início na quarta-feira, 15/09, o Projeto Cultural – 1ª Alvorada da Canção Nativa, no ginásio da SOCIETÀ, no Bairro Maringá. O evento, que acontece até o dia 17 de setembro, conta com realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ); o patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) e produção da One Brazil Eventos.

As atividades não contaram com a presença da população para não gerar aglomeração. Por isso, o festival está sendo transmitido pela página do Facebook da Prefeitura. Durante os três dias ocorrem a apresentação de diversos artistas nativistas nas modalidades adulto e infantil que ganharão um troféu de participação e oficialmente será realizado um pré-lançamento do 1º Festival da Canção Nativa de Alvorada.

Na sexta-feira, 17/09, terá uma programação especial, em virtude do aniversário de 56 anos Alvorada. Serão apresentados os principais pontos da cidade e será contada a história do padre Libanor Picetti. Além disso, terá uma ação para arrecadação de brinquedos para o natal, na qual as entidades civis organizadas da cidade participarão e contribuirão para esta ação social.

No aniversário de Alvorada, Ildefonso Milcharek, Taison Neves e Anderson Oliveira, Leandro Berlesi e Ronan Fagundes, artistas locais, irão se apresentar e o evento será finalizado com o show de Alex Camboim e Banda. Neste dia, durante as apresentações, o Jerri Costa, cartunista da Família Falcote, fará a caricatura dos artistas que realizarão os shows no aniversário de Alvorada.

Também haverá um bolo personalizado para os ‘parabéns oficial’ da cidade. “Junto a Prefeitura de Alvorada, através do Secretário Jefferson, decidimos presentear a cidade com esse projeto cultural, por meio desta live com patrocínio essencial da CORSAN, as festividades de 56 anos de emancipação, uma das importantes cidades da região metropolitana” afirma Gilberto Batista, proprietário da One Brazil Eventos.

Acampamento Farroupilha

No Acampamento Farroupilha também haverá um show no dia do aniversário de Alvorada. Trata-se do grupo Eco do Minuano e Bonitinha, além da Máquina Fandangueira. Contudo, a programação no local segue até o dia 20 de setembro, que é o feriado da Revolução Farroupilha. Nesse dia deve ocorrer o encerramento das festividades com a apresentação de Joca Martins.

Programação do acampamento

17 de setembro – 20h: Show Grupo Eco do Minuano e Bonitinha e Máquina Fandangueira
18 de setembro – 16h: Café das mulheres
20h: Show Moisés Oliveira
19 de setembro – 20h: Show Grupo Máquina Fandangueira
20 de setembro – 18h: Show Joca Martins

COMENTÁRIOS ( )