Sexta-Feira, 23 de Julho de 2021 |

Moradores da Avenida Olegário José Guimarães aguardam investimentos na pavimentação

Segundo a Prefeitura, já existem recursos para a obra, que está em processos licitatório

Por Redação em 25 de Junho de 2021

"Segundo relato dos moradores, são muitos buracos na via e a manutenção é feita pela própria comunidade" (Foto: Guilherme Wunder)


No ano passado, através de recursos do FINISA, a Prefeitura realizou a recuperação asfáltica de trecho da Avenida Olegário José Guimarães (entre a Avenida Piratini e a Rua Mena Barreto). Contudo, o outro lado da Avenida (entre a Piratini e a Santos Dumont) não recebeu os investimentos até o momento. Isso é uma preocupação e uma reivindicação dos moradores, que sofrem com os buracos na via.

O parecer da comunidade

A reportagem do Jornal A Semana esteve na região na tarde de quarta-feira, 23/06, para conversar com os moradores do bairro. Segundo relatos, já foram diversos acidentes e a Prefeitura já foi procurada, mas não prestou o serviço de manutenção na rua. A maioria dos entrevistados alegam ter medo de não receber investimentos e de o trecho contemplado no ano passado tinha cunho eleitoral.

A suposta relação entre o período eleitoral e as obras foi citado por Sandro Mendes. “Nos disseram que tinha projeto para fazer tudo, mas depois da eleição ninguém mais veio aqui. Seria muito importante que arrumassem. Essa é uma avenida que passa várias linhas de ônibus e tem um fluxo intenso de crianças por causa das escolas. O pessoal está esperando faz tempo”, relata o morador.

Segundo Paulo Fernando de Siqueira, que se mudou para a região em novembro, a Prefeitura nunca esteve no local e quem sofre com isso é a comunidade. “Essa rua está muito detonada. A gente escuta os barulhos dos carros na madrugada. É urgente que eles venham arrumar. Nós temos que colocar terra e restos de obras para tentar tapar os buracos, porque ninguém aparece aqui”, salienta o alvoradense.

Já Letícia Leal também afirma que tinha suas dúvidas sobre as obras acontecerem próximo as eleições. “Eu tenho comércio há cinco anos aqui e sempre foi assim. Dificilmente a Prefeitura vem aqui. Normalmente são os moradores que tentam tapar os buracos. Quando as obras começaram e era época de eleição, a gente tinha esperança de que viesse até aqui, mas já estávamos preparados’, desabafa a comerciante.

O posicionamento do poder público

O secretário de Obras e Viação (SMOV), Rogério Negreiros, afirmou que a obra está no planejamento. “Está em processo licitatório a contratação da pavimentação da via. Já temos empresa que apresentou preço e, até o fim do mês, devemos ter a empresa contratada. Recebemos uma emenda do deputado Danrlei de R$ 950 mil e a obra está estimada em pouco mais de R$ 1 milhão”, afirma o titular da pasta.

Essa emenda foi conquistada através do vereador Alexandre Espeto (PSD), que explicou a importância deste recurso. “A Olegário José Guimarães é uma das principais vias de acesso ao bairro Piratini, com grande circulação e pontos de comércio. A demanda por pavimentação é recorrente e tem mobilizado a comunidade, que procura nosso mandato constantemente”, enfatiza o parlamentar.

Segundo ele, o valor foi destinado exclusivamente para a pavimentação de ruas do município e o vereador relata os motivos de ter sido escolhida a Avenida Olegário. “Nada mais justo que concluir uma avenida tão importante para o bairro Piratini, e as próximas emendas serão destinadas de acordo com as demandas de cada região, então outros bairros também serão contemplados futuramente”, finaliza Espeto.

COMENTÁRIOS ( )