Sexta-Feira, 18 de Junho de 2021 |

Prefeitura constrói pontilhão para ligar os bairros Jardim Porto Alegre e Água Viva

Construção já se encontra 70% concluída e previsão de conclusão é de 90 dias

Por Redação em 07 de Maio de 2021

"Asfaltamento e instalação de galerias vai trazer melhorias para a comunidade local" (Foto: Matheus Pfluck)


A Secretaria de Obras e Viação (SMOV) deu início no mês de abril a construção de um pontilhão na Rua Vereador Lauro Barcellos, que liga os bairros Jardim Porto Alegre e Água Viva. Essa era uma reivindicação antiga da comunidade, que sofria nos dias de chuva para transitar no local e que, com a unificação da via, terão mais qualidade de vida e de trafegabilidade pela região.

O parecer da comunidade

A reportagem do Jornal A Semana foi até a região. Lá conversou com Vanessa Peres, que se mostrou feliz com as mudanças. “Para a travessia ficou ótimo. Isso tanto para os pedestres como para os carros. O meu filho mais velho trabalha no Oliveira e disse que ficou bem melhor ir de bicicleta por aqui do que dar a volta por outras ruas. Eu mesmo para ir ao mercado precisava colocar tábuas para passar”, relata a dona de casa.

Contudo, ela afirma ter receios sobre a educação no trânsito. Isso porque, com a obra, aumentou o volume de veículos na região. “Aumentou bastante o movimento de carros e motos e tem o barro por causa da obra, mas está bem melhor do que o valão. A nossa preocupação é com o trânsito devido aos carros andando rápido demais e colocando em risco as nossas vidas”, desabafa Vanessa.

Já o morador Edir Flávio, 77 anos, relata que essa obra era necessária para a comunidade. “Foi uma boa. Muitas vezes a gente tinha que passar por dentro do arroio e essa obra foi uma mão na roda. Quando não chovia a gente descia no valo e molhava os pés. Quando estava muito cheio tínhamos que dar a volta. Agora ficou bem melhor do que era. Não tem comparação”, finaliza o aposentado.

Respostas do Executivo

Segundo a Secretaria de Obras e Viação (SMOV), as obras iniciaram no mês de abril e, no momento, encontra-se 70% concluída. A previsão é de que seja concluída em 90 dias. Em nota foi informado que esta é uma antiga demanda da comunidade, que garante a segurança dos estudantes que trafegam por ali diariamente e traz facilidade na mobilidade urbana e qualidade de vida dos moradores.

Questionado sobre os valores investidos naquela obra, a Prefeitura informou que os recursos são próprios, mas que no momento não é possível confirmar os investimentos totais na construção do pontilhão. Isso porque uma parte da obra ainda está em processo licitatório e existe o valor que será gasto com o aluguel da retroescavadeira que a SMOV precisou terceirizar.

COMENTÁRIOS ( )