Sbado, 23 de Outubro de 2021 |

Prefeitura pavimenta mais de 60 ruas somente em 2021 e projeção é de que mais 28 recebam investimentos até o fim do ano

Nestes primeiros oito meses foram mais de 18 quilômetros pavimentados entre recursos próprios, federais e programas comunitários

Por Redação em 03 de Setembro de 2021

"O município prevê pavimentar quase 100 trechos de ruas neste ano" (Foto: Guilherme Wunder)


Quando reeleito, o prefeito José Arno Appolo do Amaral (MDB) afirmou que a prioridade do seu primeiro ano no novo mandato seria a pavimentação de ruas do município. Para isso, a administração ainda contava com obras do FINISA que estavam em andamento, o programa de pavimentação comunitária e as emendas parlamentares enviadas por deputados federais.

Em entrevista, Appolo explicou que investir na infraestrutura viária sempre foi sua ideia, mas que não conseguiu fazer isso no início do mandato. “Para nós, a pavimentação sempre foi prioridade. No início sofremos com problemas financeiros e não pudemos investir nisso desde o início do último mandato. Contudo, desde o ano passado, a pavimentação virou a nossa prioridade”, salienta o chefe do Executivo.

Apesar disso, segundo ele, foi possível mudar esse cenário no último ano e a tendência é que ocorram mais investimentos no futuro. “Pavimentação é qualidade de vida e valorização do imóvel. Nós sabemos que o asfalto vem junto com o esgoto, então também trata de saúde pública. Hoje essa é a nossa prioridade e, se Deus nos ajudar, nós vamos conseguir fazer muito mais”, finaliza Appolo.

O sentimento de alegria em cumprir com esse objetivo também é dividido com o vice-prefeito. “Uma das metas da nossa campanha era a pavimentação. Eu acredito que estamos sendo muito bem contemplados em Alvorada. As obras não pararam na cidade e queremos dar continuidade. Eu acredito que vamos conseguir abranger o dobro de ruas que fizemos desde o início do mandato passado”, afirma Valter Slayfer (PL).

O parecer da população

Uma das ruas que recebeu investimento através do FINISA foi a Tobias Barreto, no Bairro Maringá. A melhoria agradou os moradores da região contemplada. “Fazia mais de 50 anos que a gente esperava o asfalto, mas valeu a pena agora. Antes a gente sofria com o barro e com a poeira. Agora isso não existe mais e melhora a nossa vida”, confessa Rogério Vieira.

Já a Rua Doutor Carlos Imbassy, no Bairro Stella Maris, vai receber investimentos de pavimentação comunitária. Isso vai cumprir com uma reivindicação antiga dos moradores. “Os 11 anos que moro aqui a gente pede para pavimentarem aqui, mas nunca fizeram a obra. Vai ser muito importante terminar com o barro e a poeira. Hoje a gente sofre muito, principalmente em dias de chuva”, desabafa João Marcelo Barbosa.

Obras finalizadas ou em fase de conclusão

Recurso Federal e emendas parlamentares: Barros Cassal, Castro Alves, Gonçalo de Carvalho, Heitor Vila Lobos e Padre Chagas;
FINISA e recursos próprios: Hípica, Saldanha Marinho, João Lopes Feijó, Mauricio Cardoso, Santiago Dantas, Infante Dom Henrique, Alaides Garcia, Irai, Francisco Pacheco, Henrique Figueiro, Mario Quintana, Pernambuco, Tapejara, Amapá, Alexandre Gusmão, Alexandre Herculano, Domício da Gama, Coelho Neto, São Caetano, Tobias Barreto, J, Presidente Getúlio Vargas e Frederico Dihl;
Pavimentação comunitária: 15 de Novembro, Ana Axelrud, Borges de Medeiros, Cedro, Chicago, Coimbra, Coronel Aparício Borges, Cristóvão Colombo, Dom João VI, John Kennedy, José Lins do Rego, Osvaldo Bastos, Antônio Carlos de Andrade, Cidreira, Estácio de Sá, General Auto, Mende Sá, Porto Alegre, Santiago Dantas, Caramuru, Coimbra, Dom Luiz Vasconcelos, Ernesto Dorneles, Frederico Mentz, Gomes Carneiro, José Antônio Guimarães, Maquiné, Mara Jó, Mauricio Cardoso, Page, Pedro Américo, Rodolgo Gomes, Salvador Pinheiro, São Jerônimo, São Sebastião, Tomé de Souza e Vitorino Freire.

Obras que devem ser realizadas ainda em 2021

Recurso Federal: Americana, Guerra Junqueira, Barão do Cerro Largo e Olegário José Guimarães;
Pavimentação comunitária: Anes Dias, Benno Johan, Doutor Carlos Imbassy, Chicago, Dinarte Ventura, E, Gaspar Martins, General Osório, Guararapes, Honório Lemos, Iraides Casa Grande, João Francisco da Silva, José Pia, José Pinheiro Borba, Men de Sá, Pagé, Potiguaras, Povo Unido, 15 de Novembro, Rodolgo Gomes, Santo André, São Manoel, União do Povo, Vilela Tavares e Vitória do Povo.

Obras do FINISA

Além dessas ruas já anunciadas, o município trabalha para conseguir um novo empréstimo junto ao FINISA. Dessa vez seriam investidos R$ 10 milhões em pavimentação. As ruas ainda não foram definidas em sua totalidade, mas segundo o secretário de Obras e Viação (SMOV), Rogério Negreiros, já existem algumas confirmações, como a rua 17 de Setembro, ponte da Rua 6, Avenida A.

Contudo, a lista final deve ser definida nos próximos dias. “Existem ruas que já estão definidas. O problema é que o recurso do FINISA não é o suficiente para fazer todas as vias que estavam no projeto. Por causa da evolução dos valores dos materiais, nós tivemos que cortar algumas ruas do projeto inicial. Eu não vou divulgar ruas que não terei como fazer”, enfatiza o titular da pasta.

COMENTÁRIOS ( )