Sexta-Feira, 21 de Janeiro de 2022 |

Secretários avaliam a programação de natal que está na Praça Leonel de Moura Brizola

Atividades devem seguir até o dia seis de janeiro, quando serão apagadas as luzes

Por Redação em 24 de Dezembro de 2021

"Dezenas de atrações passaram pelo palco montado em frente a Prefeitura" (Foto: Eduardo Porto)


Teve início em 01º de dezembro o ‘Natal Alvorada 2021 – Comemorando a Vida’. Até a sexta-feira, 24/12, dezenas de apresentações musicais, religiosas, culturais e estudantis ocorreram na Praça Leonel Brizola. Apesar do natal chegar no sábado, 25/12, a programação ainda segue até o dia seis de janeiro, quando deve ocorrer o apagar das luzes na cidade.

A Prefeitura ainda não divulgou a programação completa até o dia seis de janeiro – e a programação pode sofrer alterações –, mas já foram confirmados os shows de Krou e Daniel Viegas na quarta-feira, 29/12, no palco instalado em frente ao paço municipal. Não foi divulgado ainda se haverá algum ato simbólico de apagar das luzes para encerrar a programação de final de ano.

Destaques da programação

Durante esse quase um mês de atividades, a Prefeitura fez o acompanhamento das apresentações. Alguns desses shows tiveram destaque nas redes sociais da Prefeitura. Na quarta-feira, 15/12, dois centros de tradições gaúchas (CTG) se apresentaram. Tanto o Amanhecer na Querência quanto o Sentinelas do Pago trouxeram danças tradicionalistas ao público presente.

Já na quinta-feira, 10/12, a noite foi do rock alvoradense. A banda ‘Filhos do Salgado’, que conta com alunos e professores da Escola Salgado Filho, abriu a noite com clássicos da música nacional. Depois deles foi a vez de Raphael Rockenbach voltar aos palcos do Natal – ele já havia se apresentado em uma edição – para apresentar canções autorais e sucessos do rock gaúcho.

Após show o vocalista da banda que carrega seu nome, morador do município, falou sobre participar deste evento tradicional na cidade. “Tocar no Natal de Alvorada é uma linda harmonia para nós. É tudo sempre bem feito, iluminação, decoração, estrutura completa. Que bom que não deixam faltar o bom e velho rock and roll. Nos vemos em breve, Alvorada”, finaliza Rockenbach.

Na quarta-feira, 08/12, foram três atrações. Pai Dieison de Xangô, Babalorixá, esteve distribuindo água de cheiro e fitas. Já o grupo Kangoo Bones se apresentou e agitou o público. O Team Bones como também é chamado, realiza a atividade física usando um sapato especial que possui um sistema de amortecimento. Na sequência, o Pai Rodrigo de Xangô e sua banda, encerraram as apresentações interpretando músicas ciganas.

Avaliação da administração

Apesar de envolver todo o Executivo, três secretarias foram as coordenadoras: Educação (SMED), Saúde (SMS) e Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ). Em entrevista, Jefferson Teixeira fez sua avaliação sobre o evento. “Muito positiva, pois não é apenas a decoração, mas também a programação. O sentido que as pessoas têm do nosso evento é da valorização da família e do nosso povo”, pondera o titular da SMCEJ.

Tanto Teixeira quanto a secretária da SMS, Neusa Abruzzi, destacaram que a decoração superou o ano interior e existe mais iluminação e atividades. “A iluminação deste ano está grande, mas acredito que ela tenha ficado mais organizada. Foi pensado nas arvores e nos locais. Houve um planejamento e pode haver a impressão de que é menor, mas não é”, explica a responsável pela saúde.

Ainda segundo ela, toda a administração trabalhou para fazer esse evento acontecer. “Foi uma ação que envolveu muitas secretarias para que a gente pudesse acender as luzes e levar essa mensagem de comemorar a vida depois de dois anos difíceis. A gente queria fortalecer sentimentos de amor, afeto, fé e de acreditar que é possível crescer depois desses momentos difíceis que passamos com a pandemia”, conclui Neusa.

COMENTÁRIOS ( )