Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 |

1ª Conferência dá início a construção do Plano Municipal de Cultura

Evento ocorreu na manhã de sábado, 28/05, na Câmara de Vereadores

Por Redação em 03 de Junho de 2022

"Uma comitiva da SEDAC veio até Alvorada para falar da importância do Plano Municipal e dos sistemas de cultura" (Foto: Guilherme Wunder)


A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ) e o Conselho de Política Cultural promoveram na manhã de sábado, 28/05, a 1ª Conferência Municipal de Cultura. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, contou com dezenas de artistas do município. Entre eles, diversos nomes da música, dança, tradicionalismo, hip-hop e literatura participaram e se apresentaram.

Palestrantes e apresentações

No intervalo de cada momento do encontro, diversas apresentações culturais ocorreram. Entre elas estava a dança do hip-hop, o ballet CultuArte, e os cantores Leandro Berlesi e Carlinhos Weiss. Além disso, três representantes da Secretaria de Cultura do Estado (SEDAC) – Alexandre Vargas, Ruben Oliveira e Marcos Paulo – estiveram presentes para falar da importância do Plano Municipal de Cultura.

Para Marcos Paulo, debater o Plano Municipal de Cultura e o Sistema Estadual de Cultura é necessário para que Alvorada entre no mapa estadual. Segundo ele, hoje já existem 101 municípios que fazem parte deste sistema e, ao que tudo indica, Alvorada deve ser o próximo. Isso seria importante, segundo Alexandre Vargas, para que se deixasse de ter política de governo, mas sim de estado para a cultura.

Por isso, o trio que veio da SEDAC se sentiu muito feliz em poder vir para Alvorada e construir esse Plano. “O Estado não pode ter a visão pequena de olhar somente para Porto Alegre, mas sim olhar para suas mais diversas manifestações. A gente consegue alcançar coisas que nem fazíamos ideia de que existia no Rio Grande do Sul”, pondera Ruben Oliveira, que coordena o Sistema Estadual de Cultura.

Promessas mais investimentos

Além dos representantes do Estado, o presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Schumacher (PTB), também esteve presente na Conferência. Ele compôs a mesa e, em sua fala, falou da importância que a cultura tem na vida das pessoas. O político aproveitou a oportunidade para afirmar que tem ciência da falta de recursos e se comprometeu em trabalhar para dobrar o investimento da pasta no orçamento de 2023.

Para o secretário da SMCEJ, Jefferson Teixeira, agora o foco é desenvolver e aprovar esse Plano. “A gente fica muito feliz em ter todas as nossas culturas representadas. A troca de saberes sempre é importante e tão logo nós possamos consolidar nosso Plano Municipal de Cultura, a Câmara vai aprovar esse projeto que tem um compromisso com a cultura”, finaliza o titular da pasta.

COMENTÁRIOS ( )