Segunda-Feira, 02 de Agosto de 2021 |

Abertas as inscrições para a 7ª edição do Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada

Período foi aberto no dia 1º de maio e segue até 30 de setembro, nas plataformas do FECEA

Por Redação em 07 de Maio de 2021

"Abertas as inscrições para a 7ª edição do Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada" (Foto: Arquivo A Semana)


As inscrições para o Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA) estão abertas. As categorias contemplam produções realizadas por alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Médio e Universitário. Produções realizadas por alvoradenses concorrem em categoria própria.

Na 7ª edição, o FECEA segue primando pela valorização do protagonismo estudantil e do olhar pedagógico na avaliação das produções. Além das temáticas consolidadas, como o Prêmio Sirmar Antunes pelo Protagonismo Negro, o Prêmio Marielle Franco pelo Protagonismo Feminino, existem premiações para temáticas ambientais, LGBTQIA+, "Curtíssimos" de até 3 min, Filmes Verticais, visando o público que assiste em smartphones, e Filmes de Quarentena, que tenham sido produzidos respeitando o distanciamento social.

O FECEA distribui anualmente mais de 100 prêmios, e é organizado pelos projetos Clube das 5 e pelo projeto Primeira Tela. Em respeito às medidas sanitárias de controle da pandemia, está prevista a realização da Mostra Virtual dos selecionados no canal do FECEA no YouTube e a votação online para o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular.

Visando a avaliação técnica e pedagógica das obras, o corpo de jurados do festival conta com cerca de 30 membros, das mais diversas áreas. Desde professores com vivência de trabalhos em audiovisual na sala de aula até críticos e profissionais da área cinematográfica e ex-alunos do projeto Clube das 5.

Serviço

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site: https://filmfreeway.com/FECEA. Estudantes do mundo inteiro poderão enviar suas obras até o dia 30 de setembro. Estudantes de Alvorada têm um prazo maior, podendo enviar seus trabalhos até o dia 13 de novembro. Também por medida de segurança, a cerimônia de premiação ocorrerá de forma virtual, no dia 03 de dezembro, em plataformas ainda a serem definidas.

COMENTÁRIOS ( )