Sexta-Feira, 24 de Setembro de 2021 |

Acampamento Farroupilha começa a ganhar forma no Bairro Jardim Alvorada

Instalação dos piquetes no campo próximo ao CTG Amanhecer na Querência já foi iniciada

Por Redação em 03 de Setembro de 2021

"O Acampamento já está sendo montado e deve ser concluído até a chegada da Chama Crioula" (Foto: Guilherme Wunder)


A reportagem do Jornal A Semana foi até a nova sede do Acampamento Farroupilha para conhecer os piquetes e suas instalações. As obras, que tiveram início na última semana, devem ser concluídas até o dia 04 de setembro, quando a chama crioula deve chegar no local. Ao contrário de anos anteriores, desta vez a região escolhida foi o campo próximo ao CTG Amanhecer na Querência, no Bairro Jardim Alvorada.

Lá os 25 piquetes – menos da metade do que na última edição – devem se instalar. São 20 piquetes e cinco comércios que estarão no local. Além disso, na Praça João Goulart, região onde o acampamento foi realizado nos anos anteriores, existe uma estrutura sendo construída. Contudo, segundo o secretário de Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ), Jefferson Teixeira, a infraestrutura não tem relação com o acampamento.

As perspectivas de quem está no local

Na tarde de segunda-feira, 30/08, foi possível compreender as perspectivas divididas de quem foi para o local. Isso porque existem pessoas que preferiam a região dos anos anteriores. “Melhor era na Praça, mas vamos passar a temporada aqui e ver como vai ser. Hoje a gente não sabe ainda. Temos medo de como será em dias de chuva e com o movimento da população”, salienta Roberto Aguirre.

Contudo, para Jefferson Garcia, a mudança foi benéfica e vai contemplar os alvoradenses que gostam do movimento tradicionalista. “Ficou melhor aqui. Para nós que somos pessoas que gostamos dos tradicionalistas ficou mais seguro e melhor. Não fica tanta bagunça que nem era na Praça. Acho que esse ano já será melhor que nos anos anteriores”, salienta o alvoradense.

Segundo ele, além de estar mais seguro, o local novo atende bem a população. O alvoradense afirma ainda que, mesmo distante, o comércio não deve ser afetado. “Acredito que o fato de ser fechado e de as pessoas não poderem entrar com cooler e cerveja, vamos ter bastante movimento. Ontem eu estava com o piquete cheio de gente e vendi um monte de cerveja enquanto fazíamos as obras”, finaliza Garcia.

O parecer do MTG

Em entrevista, o subcoordenador da 1ª Região Tradicionalista, Jair Martins, explicou que os participantes do acampamento estão, em sua maioria, felizes com o novo local. “A avaliação é bem favorável. Nós fizemos um acampamento reduzido por causa da pandemia e estaremos em um espaço que só virá quem são os adeptos e interessados com o MTG. Queremos isso”, salienta a liderança do MTG.

Para ele, por mais que na praça tivesse mais gente, no novo local estão indo os que se interessam pela tradição gaúcha e essa é a prioridade. “Eu acho que aqui é uma semente do que queremos ter no futuro. O sonho de todo tradicionalista é ter um espaço próprio. Nós estamos no caminho certo para que a gente busque o nosso parque. Isso independente da distância”, projeta Martins.

Programação

04 de setembro – 13h30: Chegada da Chama Crioula
07 de setembro – 17h: Abertura oficial do Acampamento Farroupilha
18h: Show com Vitória Sá Heck
20h: Show Grupo Eco do Pampa
08 de setembro – 15h: Oficina de Brinquedo e Brincadeiras (CTG Raça Gaúcha)
19h: Ronda do CTG Amanhecer na Querência
09 de setembro – 15h: Oficina de Chimarrão (CTG Amanhecer na Querência)
20h: Show Grupo Macanudo
10 de setembro – 15h: História de Menotti Garibaldi (Anita 2021 e Klara Beyer)
19h: Ronda do CTG Raça Gaúcha
20h: Show Grupo Rebeldia
11 de setembro – 15h: Oficina de Fuxico (CTG Sentinelas do Pago)
20h: Show Grupo Sina Fandangueira
12 de setembro – 20h: Show Nenê Vargas
13 de setembro – 20h: Palestra com Jeandro Garcia sobre a história da Chama
14 de setembro – 15h: Oficina Boneca de Pano (prendas dos CTGS)
20h: Ronda do CTG Bento Gonçalves
15 de setembro – 15H: Oficina de Vaca Parada (campeira mirim)
19h: Ronda do CTG Tradição
20h: Show Grupo Macanudos
16 de setembro – 19h: Concurso de Culinária
20h: Show Grupo Lendas do Sul
17 de setembro – 20h: Show Grupo Eco do Minuano e Bonitinha e Máquina Fandangueira
18 de setembro – 16h: Café das mulheres
20h: Show Moisés Oliveira
19 de setembro – 20h: Show Grupo Máquina Fandangueira
20 de setembro – 18h: Show Joca Martins

COMENTÁRIOS ( )