Quinta-Feira, 06 de Maio de 2021 |

Filmes d’A Semana

Crítica de Socorro, Virei uma Garota!

Por Redação em 16 de Abril de 2021

"Filmes d’A Semana" (Foto: Divulgação)


Sabe aquele filme clichê, feito para desligar o cérebro, mas que consegue entreter o público que está em frente a televisão. Acho que é assim que se pode definir o longa-metragem ‘Socorro, Virei uma Garota!’, que esteve nos cinemas em 2019 e que hoje está disponível na maior plataforma de streaming do país – patrocina a gente Netflix – para todos assistirem.

O filme acompanha Júlio, um garoto tímido e praticamente invisível aos olhos de seus colegas. Um dia, ao ver uma estrela cadente, ele faz um pedido: deseja ser a pessoa mais popular da escola. Logo ele se transforma em uma garota, Júlia, que é extremamente popular. Sem saber como lidar com o corpo que acabou de ganhar, ele precisa ainda lidar com a proximidade de Melina, a garota por quem é perdidamente apaixonado.

Para quem lê a sinopse já enxerga semelhanças com outras obras nacionais. Talvez o mais semelhante exemplo seja ‘Se Eu Fosse Você’. Contudo, aqui ele não traz a genialidade do filme estrelado por Tony Ramos e Glória Pires. Muito pelo contrário. Aqui ele apela para estereótipos que garantem o riso rápido – apesar de errar a mão em alguns momentos e se tornar machista.

Apesar das falhas e de um roteiro raso, as cenas criadas geram o riso espontâneo. Muitas vezes, mesmo sem querer, a gente se pega leve ao assistir ao filme. Acredito que ele seja isso mesmo. Em nenhum momento ele tem o objetivo de ser algo genial, mas sim simples e que prenda o telespectador. É como eu disse no início: desligue o cérebro e se permita apreciar a obra.

Uma pena ele não ter aproveitado o espaço para problematizar algumas questões como a homossexualidade e a objetificação/vulgaridade feminina que ele apresenta na história. Contudo, é como disse, ele nunca teve essa pretensão. O problema talvez seja que, em normatizar algo que não é assim, ele possa estar prestando um desserviço. Por isso é importante desligar o cérebro para questões como essa.

Estreias da semana

Esquadrão Trovão: Em um mundo onde supervilões são comuns, duas melhores amigas de infância, separadas pelo tempo, se reúnem depois que uma delas inventa um tratamento que lhes dá poderes para proteger sua cidade. Filme disponível na Netflix e que conta, no seu elenco, com nomes como Melissa McCarthy e Octavia Spencer.

Fuja: Chloe é uma adolescente que sofre de inúmeras doenças, inclusive paralisia, que a colocou em uma cadeira de rodas. Ela é educada em casa por sua mãe, Diane, e aguarda a carta de resposta da faculdade. No entanto, o comportamento estranho apresentado pela matriarca começa a deixar a jovem desconfiada de que algo está errado. Quando encontra um remédio receitado para a mãe, a jovem passa a questionar tudo o que Diane faz, suspeitando que algo muito mais sinistro está por trás de tudo.

COMENTÁRIOS ( )