Quarta-Feira, 23 de Junho de 2021 |

Filmes d’A Semana

Crítica de O Lado Bom da Vida

Por Redação em 28 de Maio de 2021

"Filmes d’A Semana" (Foto: Divulgação)


As adaptações literárias – quase – sempre são garantias de boas bilheterias. Ainda mais se as produtoras pegam franquias consolidadas e com uma boa fase de fãs. Contudo, junto desses fãs surgem as comparações com a obra original. Pensando nesses dois vieses, trago hoje ‘O Lado Bom da Vida’, que é facilmente encontrado nas plataformas de streaming e vão exemplificar bem o que penso.

Por conta de erros, Pat Solitano perdeu sua casa, emprego e casamento. Depois de passar por um sanatório, ele acaba indo morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima dos problemas e reconquistar a ex-mulher. Embora seu temperamento inspire cuidados, um casal o convida para jantar e ele conhece Tiffany, uma mulher problemática que provoca mudanças em seus planos.

Vamos aos pontos positivos primeiro: apesar de não ser uma franquia conhecida, havia uma base de fãs do livro que compraram a ideia da adaptação. Junta isso ao elenco promissor, com duas jovens figuras que já despontavam no cinema (Bradley Cooper e Jennifer Lawrence) e um figurão (Robert De Niro) e o público vai ir atrás para compreender que filme é esse.

E realmente o filme é muito bom. Temos uma trama original e fora do comum, mas com grandes atuações. Todos estão muito bem no filme e isso agrada há todos que assistem. São poucas as pessoas que reclamam de algo, pois o filme é coeso e bem construído. Além disso, o roteiro é fechado e objetivo, contando a história que se propõe sem querer inventar a roda, mas também sem erros crassos.

Contudo, eu cometi o erro de assistir ao longa-metragem meia hora depois de concluir a leitura do livro. Se pensa em fazer isso eu já te adianto: não faça. A diferença é gritante em diversos aspectos. Não quero dar nenhum spoiler aqui, mas existem momentos cruciais e que foram alterados sem necessidade alguma. Não é algo que mudaria no orçamento ou prejudicaria o entendimento. Foi opcional – e errônea – a decisão.

‘O Lado Bom da Vida’ é um exemplo do que se deve ou não fazer nas adaptações literárias. Talvez por não ser muito popular, muitos não tenham notado/criticado as mudanças adotadas; mas os fãs mais fervorosos viram o que foi feito e certamente não concordam com a narrativa adotada. Contudo, como um filme independente para a maioria, ele funciona muito bem e vale a pena ser assistido.

Estreias da semana

Infiltrado: Um misterioso homem trabalha para uma empresa de transporte de dinheiro e é responsável por transferir milhões de dólares diariamente. Um dia, quando tentam assaltar seu caminhão, o homem consegue se livrar do assalto utilizando habilidades impressionantes. Seus companheiros passam questionar de onde ele veio e suas motivações para estar ali.

Alvorada: O documentário mostra o cotidiano da presidente Dilma Rousseff durante o desenrolar do impeachment. Rodado entre julho e setembro de 2016, o documentário testemunha o círculo da presidente, em reuniões, telefonemas e sussurros ouvidos do Palácio do Planalto. Ao mesmo tempo, revela uma personalidade nas conversas informais em que Dilma fala de política, história, literatura – e de si própria.

COMENTÁRIOS ( )