Segunda-Feira, 02 de Agosto de 2021 |

Filmes d’A Semana

Crítica de Mussum, um Filme do Cacildis

Por Redação em 02 de Julho de 2021

"Filmes d’A Semana" (Foto: Divulgação)


Existem personagens que entram para a eternidade pelo seu trabalho. Isso acontece no mundo todo e não seria diferente no Brasil. O que dizer então de um sambista e humorista que fez história nas duas artes e, em sua passagem meteórica pela terra, marcou uma geração de brasileiros. Estou falando de Mussum, membro dos trapalhões e que teve um documentário contando sua trajetória. É sobre ele que falaremos hoje.

O documentário acompanha a trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o "Mussum", contada de diferentes ângulos. São reveladas facetas mais sérias da figura que foi eternizada no imaginário popular brasileiro por sua participação no programa "Os Trapalhões". Por trás de sua persona humorística e debochada, Antônio Carlos mantinha uma rotina de responsabilidades com sua família, projetos e compromissos.

“Mussum, um Filme do Cacildis” é um documentário que repete a fórmula de imagens de arquivo e entrevistas exclusivas (filhos, atores e membros dos trapalhões), mas que também traz recursos narrativos e visuais muito diferentes. Referências na paleta de cores que remetem a Mangueira e retrata as duas vidas que o artista levou: humorista e sambista – um dos maiores para quem desconhece.

Obviamente que a ideia do documentário é retratar a passagem de Mussum pelo samba e pela comédia, mas ele também pincela momentos interessantes envolvendo os casamentos e filhos dele e sua relação com o racismo. Obvio que a ideia do documentário não é polemizar, então momentos que poderiam ser mais aprofundados, acabam passando batido.

Também prejudica um pouco a falta de linearidade em alguns momentos. Fica confuso – talvez porque a vida dele era assim – compreender os momentos que estamos acompanhando de sua vida. Contudo, devido aos momentos apresentados com os trapalhões, com a família e com o samba em sua vida boemia, tudo vale a pena. Muito a pena pela história.

Me chama muito a atenção a presença de Renato Aragão no documentário. Não fica claro se é imagem de arquivo ou entrevista exclusiva para a produção, mas é legal ver ele relembrando momentos como a morte de Zacarias e, posteriormente, de Mussum. Infelizmente ele nos deixou cedo, mas com uma história rica no circo, televisão e barracões de samba. Que todos possam ver e relembrar do querido Mussum.

Estreias da semana

Velozes & Furiosos 9: Dominic Toretto e Letty vivem uma vida pacata ao lado de seu filho Brian. Mas eles logo são ameaçados pelo passado de Dom: seu irmão desaparecido Jakob. Trata-se de um assassino habilidoso e motorista excelente, que está trabalhando ao lado de Cipher, vilã de ‘Velozes & Furiosos 8’. Para enfrentá-los, Toretto vai precisar reunir sua equipe novamente, inclusive Han, que todos acreditavam estar morto.

Um Lugar Silencioso – Parte II: Logo após os acontecimentos mortais do primeiro filme, a família Abbott precisa agora encarar o terror mundo afora, continuando a lutar para sobreviver em silêncio. Obrigados a se aventurar pelo desconhecido, eles rapidamente percebem que as criaturas que caçam pelo som não são as únicas ameaças que os observam pelo caminho de areia.

COMENTÁRIOS ( )