Domingo, 26 de Setembro de 2021 |

Filmes d’A Semana

Crítica de Luca

Por Redação em 27 de Agosto de 2021

"Filmes d’A Semana" (Foto: Divulgação)


Infelizmente os cinemas seguem com restrições e este colunista que vos escreve acredita que o momento ainda é de se resguardar. Por isso, essa semana trago um filme que chegou ao Brasil diretamente nas plataformas de streaming. Estou falando de ‘Luca’, animação disponível no Disney Plus, que é uma ótima opção para assistir neste final de semana – com toda a família.

Em ‘Luca’, acompanhamos uma história de amadurecimento sobre um jovem que vive um verão inesquecível repleto de sorvetes, massas e passeios intermináveis de scooter. Luca compartilha essas aventuras com seu novo melhor amigo, mas toda a diversão é ameaçada por um segredo profundamente bem guardado: eles são monstros marinhos de outro mundo, logo abaixo da superfície da água.

Essa é mais uma animação da Pixar e eu preciso dizer o óbvio: aqui teremos emoção e uma mensagem impactante no final – além de ser feito para todos os públicos. Contudo, ao contrário dos filmes mais recentes do estúdio, não temos aquela profundidade de camadas e a mensagem subliminar. O filme se permite ser mais simples no seu discurso, porém isso não afeta no objetivo final.

Vemos o medo do preconceito muito presente em todo o longa-metragem. Isso tanto de quem sofre como de quem é o preconceituoso. O ponto é que, quando isso passa para o ponto de vista da criança, a leitura é diferente. Isso porque sentimentos como esse estão permeados nos adultos, mas não nos jovens. É aqui que o filme ganha pela simplicidade sequer precisar abordar essa temática.

Ele foca na aventura e nos medos dos jovens e nos preconceitos dos adultos. Obviamente que tem o vilão caricato também, mas até nisso a Pixar acerta ao controlar a dosagem do personagem. Tudo funciona muito bem e isso traz o envolvimento e a emoção necessária. Sem falar do ambiente. Tanto a Itália quanto o fundo do mar ficaram lindos sob o ponto de vista do diretor Enrico Casarosa.

‘Luca’ é uma ótima pedida para quem está sem saber o que vai fazer neste final de semana. Está disponível no serviço de streaming da Disney e pode ser visto por todos os públicos – seja separado ou ao mesmo tempo. Provavelmente deve aparecer nas temporadas de premiações. Uma pena não poder ter sido apreciado nos cinemas, tendo o visual exuberante na grande tela. Contudo, mesmo assim, vale muito a pena.

Estreias da semana

A Lenda de Candyman: Em um bairro de Chicago, a lenda de um espírito assassino conhecido como Candyman aterrorizou os moradores de Cabini Green. Agora, o local é lar de cidadãos de alta classe. O artista Anthony McCoy e sua namorada Brianna se mudam para Cabrini, onde Anthony encontra uma nova fonte de inspiração. Mas quando o espírito retorna, os habitantes serão obrigados a enfrentar a ira de Candyman.

Infiltrado: Um homem conhecido como Harry trabalha para uma empresa de carros-fortes e é responsável por transferir milhões de dólares todos os dias por Los Angeles. Um dia, quando tentam assaltar seu caminhão, o homem consegue se livrar do assalto utilizando suas habilidades. Seus companheiros passam questionar de onde ele veio e suas motivações para estar ali. E é assim que o mistério envolvendo Harry se desenvolve.

COMENTÁRIOS ( )