Domingo, 26 de Setembro de 2021 |

Filmes d’A Semana

Crítica de Três Anúncios Para um Crime

Por Redação em 10 de Setembro de 2021

"Filmes d’A Semana" (Foto: Divulgação)


O ano de 2018 foi muito bom para os amantes de cinema – ainda mais comparado com os últimos meses sem grandes lançamentos por conta da pandemia. Um dos longas-metragens mais premiados naquela temporada foi ‘Três Anúncios Para um Crime’, que está disponível no streaming Star+ (serviço da Disney) e que pode ser conferido neste final de semana que se aproxima.

No filme acompanhamos a história de Mildred Hayes que, inconformada com a ineficácia da polícia em encontrar o culpado pelo brutal assassinato de sua filha, decide chamar atenção para o caso não solucionado alugando três outdoors em uma estrada. A inesperada atitude repercute em toda a cidade e suas consequências afetam várias pessoas, especialmente a própria Mildred e o delegado Willoughby.

Frances McDormand. E esse é o nome que deve ser guardado na cabeça e no coração de quem assiste ao filme. Isso porque a atuação desta atriz é digna de ter vencido ao Oscar de melhor atriz. A atriz consegue carregar todo o drama e a carga emocional que o filme precisa e que a história necessita, tendo em vista o drama pelo qual a protagonista passa.

Concebida como uma mulher durona, implacável e justa, Mildred trata-se de um personagem nada óbvio. E estranhamente cativante. Na boca da atriz, o texto flui de maneira assustadoramente natural. É possível compreender cada sentimento pelo qual ela passa. Ainda que não o expresse verbalmente. E esse silêncio fala muito em alguns momentos da produção.

A partir de uma ideia bem simples, o roteiro encadeia uma série de sequências tão absurdas, como surpreendentes. Mas elas só se tornam críveis porque são executadas por personagens ricos, que fogem do maniqueísmo do mocinho/vilão. Há todo um processo na construção desses coadjuvantes que instigam o espectador a querer saber mais deles.

Talvez não seja o melhor filme do ano – para mim fica atrás de “A Forma da Água” – mas “Três Anúncios Para um Crime” foi considerado por muitos um dos favoritos nesta temporada de premiação. Muitos críticos inclusive defendiam isso naquela época. Por mais que a falta de um final fechado, a obra tem força e é verossímil, merecendo assim ser reconhecida e premiada neste ano.

Estreias da semana

Cinderela: Na nova e ousada abordagem musical da história tradicional que o público-geral conhece, Cinderela, interpretada por Camila Cabello, é uma jovem ambiciosa cujos sonhos são maiores do que o seu mundo permite. Entretanto, com a ajuda de seu Fado Madrinho, interpretado por Billy Porter, ela é capaz de perseverar e realizar seus sonhos. Longa-metragem disponível na Amazon Prime.

Um Casal Inseparável: Manuela é uma professora e musa de vôlei de praia que sempre está pronta para defender seus ideais. Ela nunca pautou sua felicidade a um relacionamento e nunca planejou casar-se. Porém, inesperadamente conhece Léo, um pediatra bem-sucedido, e se apaixona, mas circunstâncias os separam. Em meio a brigas e saudades, os dois vão descobrir se são mesmo inseparáveis.

COMENTÁRIOS ( )