Sbado, 25 de Setembro de 2021 |

Filmes d’A Semana

Crítica de The Fresh Prince of Bel-Air Reunion

Por Redação em 09 de Julho de 2021

"Filmes d’A Semana" (Foto: Divulgação)


Essa é uma das críticas mais difíceis de escrever, pois desde que trabalho nesta coluna, nunca teve uma produção que tratava da nostalgia comigo nesta intensidade. Estou falando de ‘The Fresh Prince of Bel-Air Reunion’, que estreou no Brasil junto do novo serviço de streaming HBO Max. Esse documentário especial para celebrar a série que marcou uma geração é um dos carros-chefes da plataforma.

Em comemoração ao 30º aniversário da série, o elenco de ‘Um Maluco no Pedaço’ se reúne para um especial. Gravado no cenário recriado da sala de estar da série, esta reunião relembra o papel de Will Smith como uma versão ficcional de si mesmo, enviado do oeste da Filadélfia para Bel-Air para viver com seu rico tio Phil e sua família, e o impacto cultural da série inovadora de seis temporadas.

Nesse caso não tem como analisar aspectos técnicos. É a reunião de um elenco que fez muito sucesso se reencontrando e relembrando passagens memoráveis de uma série que marcou gerações. Todos muito bem sintonizados e brincando. Um reencontro de amigos que lembra o que fazemos quando reunimos os antigos colegas de classe. Tem risada, brincadeira e boas lembranças.

Muitas dessas lembranças trazem a emoção. Os momentos de recordação de cenas impactantes – como a cena do pai de Will – e os flashbacks de James Avery, que interpretava o tio Phil e faleceu em 2013, fazem com que as lágrimas escorram nos olhos. Não tem como não se emocionar ao se recordar dele e ouvir todos falando da importância que ele tinha para a série.

É muito fácil rir também ao assistir ao documentário. Alfonso Ribeiro é um caso a parte e diverte a todos. Foi muito legal rever o elenco reunido, mas senti falta de personagens secundários e importantes: mãe de Phil, mãe de Will e suas irmãs, os outros amigos da Philadelphia e algumas das namoradas do protagonista. Foram muitos personagens pequenos e marcantes que poderiam ter sido recordados.

Contudo, o momento mais impactante, foi o encontro das duas atrizes que interpretaram a tia Vivian no decorrer da série. Isso porque Will nunca mais tinha se encontrado com Janet Hubert. Além do reencontro deles e do elenco todo, temos as explicações dos motivos que culminaram na troca das atrizes. Tudo isso junto com a redenção de Will Smith sobre o caso.

‘The Fresh Prince of Bel-Air Reunion’ funciona perfeitamente como o fechamento de tudo o que a minha geração acompanhou. Mesmo sendo simples e sem grandes rodeios – como outro especial que deve aparecer por aqui em breve – a produção ataca diretamente no nosso coração com a nostalgia de rever atores e personagens marcantes relembrando momentos que estão na história da televisão.

Estreias da semana

A Guerra do Amanhã: O longa-metragem acompanha a humanidade está perdendo uma batalha global contra uma espécie mortal de alienígenas em 2051. Para garantir a sobrevivência dos humanos, soldados e civis do presente são transportados para o futuro e se juntam à luta, entre eles Dan Forester, interpretado por Chris Pratt, um pai de família determinado a salvar o mundo.

Viúva Negra: Natasha Romanoff, interpretada por Scarlett Johansson, precisa confrontar partes de sua história quando surge uma conspiração perigosa ligada ao seu passado. Perseguida por uma força que não irá parar até derrotá-la, Natasha terá que lidar com sua antiga vida de espiã, e reencontrar membros de sua família que abandonou antes de se tornar parte dos Vingadores.

COMENTÁRIOS ( )