Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Filmes d'A Semana

Crítica de Um Match Surpresa

Por Redação em 12 de Novembro de 2021

"Filmes d'A Semana" (Foto: Divulgação)


Muitos dizem que esse ano está passando rápido demais e, nesta semana, teremos mais um reflexo disso: os filmes natalinos estão chegando aos cinemas e serviços de streaming. Como esse é um gênero que gosto muito, já quis aproveitar para trazer o primeiro de muitos – assim espero – filmes disponíveis para que os nossos leitores assistam nos próximos dias.

Um ‘Match Surpresa’ acompanha uma garota azarada no amor que finalmente conhece alguém pela internet. Quando ela toma a decisão de surpreendê-lo no Natal, é surpreendida pela descoberta de que foi tudo uma enganação. No entanto, o cara por quem ela realmente se apaixonou mora na mesma cidade e o garoto que a enganou decide ajudá-la. Em troca, ela só precisará fingir ser sua namorada no fim de ano.

Eu preciso dizer que, por mais que goste de filmes natalinos e que esse projeto tenha se proposto sair da caixinha, sua surrealidade me incomoda bastante. A protagonista é enganada e topa ser sua namorada de mentirinha? Mesmo depois de ser tão calejada por relacionamentos frustrados? Isso não faz sentido algum e o filme tenta te dizer que seria algo natural.

É legal sua ideia de fugir dos padrões, mas ficou tudo muito óbvio. Sem falar que a relação dela com os dois personagens deixava claro para onde a trama ia. Se isso não bastasse, o roteiro utiliza todos os clichês possíveis: família fofa, o amadurecimento do amor e as confusões para manter a farsa. O modelo está todo ali e foi bem atuado, mas óbvio demais para quem projetava algo diferente.

O que incomoda é que, por mais que ele se proponha a fugir dos padrões, ele cai em alguns pontos que incomodam. A gente não vê a transformação nas opiniões dos personagens e tudo é aceito de forma muito fácil e precoce. Falta explicação e verossimilhança. Isso sem falar que não se consegue gerar uma empatia com os protagonistas durante o filme.

Obviamente que ‘Match Surpresa’ não é um filme feito pensando em mim como público-alvo. Eu não sou a pessoa que esse longa-metragem precisa agradar, por mais que tenha assistido. Contudo, acredito que valha a pena assistir se a ideia é desligar o cérebro e ver aquele filme que a gente já sabe onde vai chegar. Sem surpresas e só entretenimento honesto.

Estreias da semana

Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente: O icônico personagem dos quadrinhos nos anos 80, Bob Cuspe, vive num deserto pós-apocalíptico infestado por astros do pop que estão sempre tentando lhe matar. O cenário onde a história se passa, na verdade, é um purgatório criado dentro da mente do criador de Bob, o cartunista Angeli.

Alerta Vermelho: Num mundo de crimes internacionais, quando a Interpol emite o alerta vermelho, o melhor investigador do FBI, John Hartley entra em cena para localizar e capturar um dos criminosos mais procurados do mundo, "O Bispo", a ladra mais bem sucedida em roubos de obras de arte do mundo inteiro e a mais procurada também. Para isso, Hartley precisará se unir com o pior dos piores, Nolan Booth, para se colocar em um ousado plano de assalto para capturar O Bispo.

COMENTÁRIOS ( )