Sexta-Feira, 21 de Janeiro de 2022 |

Filmes d'A Semana

Crítica de Não Olhe Para Cima

Por Redação em 31 de Dezembro de 2021

"Filmes d'A Semana" (Foto: Divulgação)


Um filme vem dando muito o que falar nos últimos dias. Estou falando de ‘Não Olhe Para Cima’, comédia que satiriza o momento em que vivemos e que já está disponível na Netflix. Devido as comparações com o momento atual – algo que o diretor do filme sabia que ocorreria – o longa-metragem vem gerando debate e está no topo da Netflix. Vamos entender os motivos disso?

Randall Mindy e Kate Dibiasky são astrônomos que descobrem um cometa está em rota de colisão com a Terra. Com a ajuda do doutor Oglethorpe, Kate e Randall embarcam em um tour pela mídia que os leva a Presidente Orlean e de seu filho, Jason. Com apenas seis meses até o cometa fazer o impacto, gerenciar as notícias e ganhar a atenção do público obcecado antes que seja tarde demais se mostra cômico.

Primeiramente vamos falar do filme. Ele é sim muito bom e traz reflexões sobre o momento que estamos vivendo. O diretor ousa ao parodiar o que estamos vivendo quando se trata da campanha de imunização contra a Covid-19, mas falando de um asteroide. Enquanto cientistas alertam a população e a imprensa, muitos discordam e dizem não ser verdade – mesmo com todos os fatos mostrando o contrário.

Todos os nomes são fictícios e o filme não trata de uma pandemia, mas sim de um asteroide que vai se chocar com a terra. Contudo, o descrédito dado aos cientistas, os canais de televisão que amenizam o problema e os embates políticos tornando-se prioridade – ao invés de se solucionar o problema real – fazem com que muitos reflitam sobre o momento vivido.

As atuações são inquestionáveis. Temos grandes atores no longa-metragem e posso citar alguns aqui: Jennifer Lawrence, Jonah Hill, Leonardo DiCaprio, Timothee Chalamet, Cate Blanchett e Meryl Streep. Todos grandes nomes do cinema que entregam a seriedade e a galhofa que seus papéis exigem. Isso ajuda demais para que todos acreditem no que cada personagem defende e acredita.

Obviamente que o filme tem seus exageros e muitas vezes isso passam do tom. Por mais que a gente saiba que a ideia é criticar o momento em que se vive, o exagero pode acabar afastando o público. Sem falar que a cena pós-créditos incomoda por ir contra todos os conceitos de pé no chão que o filme vinha abordando. Contudo, isso não atrapalha a experiência.

Nem todos vão gostar e muitos podem se ofender com o filme ‘Não Olhe Para Cima’, mas ele precisa ser visto. Seja pelos debates que pode levantar ou pelas críticas que pode sofrer. Muitas vezes o filme tem esse papel de problematizar e nos fazer refletir sobre o momento que vivemos. Esse longa-metragem, que está disponível na Netflix, faz isso e já pode ser visto. Assistam.

COMENTÁRIOS ( )