Quinta-Feira, 26 de Maio de 2022 |

Filmes d'A Semana

Crítica de Encanto

Por Redação em 06 de Maio de 2022

"Filmes d'A Semana" (Foto: Divulgação)


Existem filmes que chegaram aos cinemas durante a pandemia e ficaram pouco tempo por lá – chegando mais cedo aos serviços de streaming. Um destes casos é ‘Encanto’, que já está disponível no canal da Disney. Eu tive o privilégio de poder assisti-lo nesta semana e trazer para este espaço. O motivo? Quero muito que vocês também assistam e, por isso, vou vende-lo abaixo (risos).

A família Madrigal vive junto de uma comunidade cercada por montanhas. Porém, a família Madrigal é dotada de magia, com cada um dos integrantes tendo algum poder mágico que é usado para ajudar. Apesar da família ser dotada de magia, apenas um integrante não recebeu seu dom quando tinha cinco anos, Mirabel, que sempre tenta ajudar, mas não importa o que faça, ela nunca consegue agradar sua Abuela.

Um dia, na noite em que um de seus primos recebe seus dons, ela vê a casa da família rachando, algo que é relevado pela família, já que ela não tem poderes mágicos. Mirabel então parte em uma aventura própria para achar o que há de errado com a casa e salvar todos de sua família, e o único que pode dar as respostas é seu tio Bruno, que vê o futuro. O único problema é que ele saiu um dia e nunca mais voltou.

Lin-Manuel Miranda virou quase uma figura carimbada nas produções da Disney após o seu sucesso estrondoso. Ele é o responsável pelo musical que existe em ‘Encanto’ e é preciso dizer que todo esse carinho e atenção com o compositor tem um motivo: ele realmente é muito talentoso no que faz. Todas as canções encaixam muito bem com a história e com o ambiente em que ela está.

Falar dos filmes da Disney também é refletir sobre como eles funcionam para os dois públicos: crianças e adultos. Quando crianças só vemos a beleza e as cores, mas é na vida adulta que entendemos algumas camadas apresentadas. Aqui é possível ver como faz mal a gente se comparar com o próximo – muitas vezes um irmão ou parente – e como as pessoas ignoram as tragédias anunciadas e colocam como vilão quem as conta.

Apesar desses dois fatores citados – e que é visto com clareza no filme – também vemos a valorização da família. Quando fala-se isso, não estou dizendo daquela família de propaganda de margarina, mas sim aquela que tem problemas e desavenças... Aquela que é diferente, mas também tem suas semelhanças. Pra quem é uma pessoa família, ver essas diferenças sendo deixadas de lado num momento de crise é muito legal.

Quem me conhece sabe que sou um cara que priorizo demais os meus entes queridos. Tanto os meus familiares de sangue quanto os amigos, que são a família que a gente escolhe. Então ver as brigas e perrengues, mas também ver as pazes e as pessoas se ajudando quando mais precisa é de suma importância para refletir a importância que essas pessoas têm na nossa vida.

‘Encanto’ é aquele filme que deveria ter sido visto no cinema – pela beleza das músicas e das cores –, mas que não perde o charme sendo visto na televisão do quarto ou da sala. Ele só precisa ser assistido e sentido. Com certeza será uma bela experiência para quem gosta daquela animação feita para todas as idades e de boas músicas. Uma excelente pedida para este final de semana inclusive.

COMENTÁRIOS ( )