Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 |

Filmes d'A Semana

Crítica de Star Wars – A Ameaça Fantasma

Por Redação em 10 de Junho de 2022

"Filmes d'A Semana" (Foto: Divulgação)


Muitas vezes existem filmes emblemáticos e que passam batido na vida das pessoas. Sempre fui julgado por não ter assistido há alguns clássicos e a correção de um deles começou no último final de semana. A franquia ‘Star Wars’ nunca havia me chamado a atenção e foi somente neste sábado e domingo chuvosos que teve início a maratona. Lembrando que todos os filmes estão disponíveis no streaming da Disney.

Em ‘Star Wars: Episódio I’, quando a maquiavélica Federação Comercial planeja invadir o pacífico planeta Naboo, o guerreiro Jedi Qui-Gon Jinn e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi embarcam em uma aventura para tentar salvar o planeta. Viajam com eles a jovem Rainha Amidala, que é visada pela Federação pois querem forçá-la a assinar um tratado político.

Eles têm de viajar para os distantes planetas em uma desesperada tentativa de salvar o mundo de Darth Sidious, o demoníaco líder da Federação que sempre surge em imagens tridimensionais. Durante a viagem, Qui-Gon Jinn conhece um garoto de nove anos que deseja treiná-lo para ser tornar um Jedi, pois o menino tem todas as qualidades para isto. Mas o tempo revelará que nem sempre as coisas são o que aparentam.

Antes de iniciar, é preciso dizer que optei por assistir na ordem de episódios e não dos lançamentos. Então os elogiados filmes que foram lançados primeiro ainda não me impactaram e não tenho esse comparativo – sei que muitos não gostam da segunda trilogia quando se compara com a primeira. Talvez essas opiniões mudem após a maratona concluída, mas por enquanto eu estou curtindo demais.

O filme é divertido. Tem personagens carismáticos e uma trama que prende o telespectador. Têm momentos que já haviam me impactado no passado – alguma piada ou trecho já devo ter assistido –, mas o entretenimento de conhecer um novo universo foi muito legal. Sem falar que não esperava as tensões políticas e embates profundos que o filme traz.

Obviamente que o filme tem seus problemas. Talvez o principal seja os efeitos especiais com os personagens em CGI. Muitos deles parecem ser falsos e destoam dos personagens reais. Isso prejudica um pouco a experiência, mas é preciso fazer o adendo de que este é um longa-metragem de 1999. A tecnologia era outra e existem aspectos técnicos que envelhecem mal.

Contudo, mesmo com esses “problemas”, o filme cumpre o seu papel de entreter e apresentar um mundo para quem nunca assistiu aos longas. Eu me diverti demais tentando entender tudo o que acontecia – e é muita coisa. O universo de George Lucas é vasto e encanta quem topa entrar neste mundo. Uma pena eu ter demorado tanto para assistir a franquia.

Estreias da semana

A Hora do Desespero: Uma mãe viúva está fazendo o possível para restaurar a normalidade na vida de sua filha e de seu filho em sua pequena cidade. Enquanto está fazendo sua corrida matinal, ela encontra sua cidade no caos quando um tiroteio ocorre na escola de seu filho. A quilômetros de distância, a pé na floresta densa, Amy corre desesperadamente contra o tempo para salvar seu filho.

COMENTÁRIOS ( )