Domingo, 26 de Setembro de 2021 |

Filmes d'A Semana

Crítica de Um Lugar Silencioso

Por Redação em 23 de Julho de 2021

"Filmes d'A Semana" (Foto: Divulgação)


Está chegando aos cinemas o segundo filme da franquia ‘Um Lugar Silencioso’. Para relembrar, nada melhor do que falar de um dos melhores filmes de terror de 2018. Estou falando do primeiro filme deste universo. O que posso garantir é que, quem foi ao cinema para assistir ‘Um Lugar Silencioso’, teve uma experiência cinematográfica diferenciada – algo que espero que se repita nessa sequência.

Para quem não sabe ainda, o primeiro filme se passa em uma fazenda dos Estados Unidos, onde uma família do meio-oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica e assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som. Tudo isso com um ambiente muito bem construído.

Como eu disse, esse é um filme que se baseia no silêncio e não nos sustos e gritos desnecessários. Uma produção que, para quem foi ao cinema e deu sorte de não pegar uma sessão cheia, teve uma experiência de imersão e agonia. O silêncio é agonizante e as relações construídas fazem com que esse sentimento, junto ao apego criado com os personagens, seja um ponto extremamente positivo para a verossimilhança do filme.

Já disse aqui em várias oportunidades que existem pontos importantes para um filme, como verossimilhança e a construção de personagens que gerem empatia e construam uma relação com o público. Isso faz com que aconteça a preocupação e a experiência seja bem mais bem aproveitada. E isso é possível e muito bem executado em ‘Um Lugar Silencioso’.

Muito disso tem como origem nas belíssimas atuações de John Krasinski (que também dirige o longa-metragem) e Emily Blunt, acompanhados do elenco infanto-juvenil. Todos conseguem entregar atuações convincentes e que, cada um dá sua maneira, causa comoção e preocupação para quem está imerso no filme. Isso tudo construído de forma coesa e que gera empatia.

‘Um Lugar Silencioso’ foi uma grata surpresa em 2018. Tomara que a sequência se saia tão bem quanto. Assim que possível devo trazer o relato sobre esse segundo longa-metragem. Contudo, para quem não viu o primeiro, assista... Já quem quer assistir ao segundo, assista o primeiro antes para se recordar – e se cuide nos cinemas devido a pandemia do coronavírus.

Estreias da semana

Godzilla vs Kong: Kong e seus protetores embarcam em uma jornada perigosa para encontrar seu verdadeiro lar. Entretanto, tudo sai do controle quando um Godzilla enfurecido, começa a deixar um rastro de destruição pelo planeta. Esse combate épico entre os dois titãs, instigado por forças ocultas, é apenas o começo do mistério que jaz no núcleo da Terra. Será que o mundo sobreviverá ao duelo de monstros?

Space Jam – Um Novo Legado: A inteligência artificial, Al G sequestra o filho de Lebron James e envia o jogador para uma realidade, onde vivem apenas os personagens da Warner Bros. Para resgatar o seu filho, ele precisará vencer uma partida épica de basquete contra superversões das estrelas da NBA e da WNBA. Para essa missão, King James terá a ajuda de Pernalonga, Patolino, Lola Bunny, dentre outros personagens.

COMENTÁRIOS ( )