Sbado, 23 de Outubro de 2021 |

Filmes d'A Semana

Crítica de It - Capítulo 2

Por Redação em 01 de Outubro de 2021

"Filmes d'A Semana" (Foto: Divulgação)


Sabe aquele filme que tu assistes ao primeiro e fica ansioso pela sequência, mas acaba se esquecendo e não acompanha a saga? Foi isso que aconteceu comigo quando penso em ‘It – Capítulo 2’. Eu vi o primeiro longa-metragem no cinema e ele me impactou. Me organizei para assistir ao segundo, mas não sei por que motivo só fui assistir ao filme neste final de semana.

Em ‘It – Capítulo 2’, 27 anos depois dos eventos de ‘It – A Coisa’, Mike percebe que o palhaço Pennywise está de volta à cidade de Derry. Ele convoca os amigos do Clube dos Otários para honrar a promessa de acabar com o inimigo de uma vez por todas. Mas quando Bill, Beverly, Ritchie, Ben e Eddie retornam às suas origens, eles precisam se confrontar a traumas nunca resolvidos que repercutem até hoje na vida adulta.

O pior é que rolou uma “decepção” da minha parte. Não sei se foi a distância entre um filme e outro ou a falta de conexão entre os personagens e com o público, mas sinto que faltou algo. Tecnicamente é um bom filme e não tem muitas críticas que se possa fazer. O problema é que, quando comparado com a trama do primeiro, ele perde qualidade e carisma.

A gente não tem o mesmo envolvimento com os personagens na sua fase criança e não sabe muito do que ocorreu nos 27 anos em que eles ficaram afastados. A trama sobrenatural ganha aspectos mais “grandiosos” neste filme e eu preferia a versão mais contida do primeiro. A mística criada para vencer o Pennywise também é forçada e sem muitos rodeios todos compram uma ideia descabida.

O elenco é muito bom. São grandes atores e todos têm semelhanças com suas versões de 27 anos atrás. O problema está no roteiro do longa-metragem. É nele que não somos aprofundados a trama central e nem aos acontecimentos do passado. Falta interação entre os protagonistas que não se encontravam há muitos anos, algumas “desculpas” do roteiro para sair do ponto A e chegar no B também são frágeis.

‘It – Capítulo 2’ me decepciona. Não pelo seu elenco e direção, mas por seu roteiro que não conseguiu repetir a mesma fórmula de sucesso do primeiro filme da franquia. Talvez se eu tivesse assistido no hype a sensação fosse diferente, mas hoje existe um abismo entre o primeiro e o segundo longa-metragem. Vale a pena assistir para ver o fim de uma saga, mas o gosto estranho de que falta algo vai permanecer.

Estreias da semana

007 – Sem Tempo Para Morrer: Depois de sair do serviço ativo, James Bond vive tranquilamente, mas como nem tudo dura pouco, a vida do espião é agitada mais uma vez. Felix Leiter procura o inglês para um favor de ajudá-lo em uma missão. O que era para ser apenas um resgate de cientistas acaba sendo mais traiçoeira do que o esperado, levando o agente ao misterioso vilão que utiliza de armas de tecnologia avançada.

O Jardim Secreto de Mariana: Acompanhamos a história de João e Mariana, um casal apaixonado que têm sua relação interrompida de maneira intempestiva. Cinco anos depois da separação abrupta, ele decide seguir seu instinto e parte numa longa jornada de bicicleta para tentar convencê-la de que o romance nunca deveria ter acabado. O amor, que ainda existe entre os dois, é então posto em xeque.

COMENTÁRIOS ( )