Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Filmes d'A Semana

Crítica de O Culpado

Por Redação em 29 de Outubro de 2021

"Filmes d'A Semana" (Foto: Divulgação)


A Netflix ainda é o maior e mais popular serviço de streaming do Brasil. Esse título ainda não foi tirado e acredito que será difícil mudar esse panorama em um curto espaço de tempo. Isso porque eles investem muito em seu catálogo para entregar cada vez mais opções. Contudo, quantidade nem sempre anda junto da qualidade. É aqui que entra o filme ‘O Culpado’, que está no nosso espaço de cinema da semana.

‘O Culpado’ acompanha Joe Bayler em um dia tedioso na central de chamadas de emergência. Um dia, após ficar atendendo chamadas de emergência enquanto acontece um incêndio florestal que vai se aproximando da cidade, ele recebe uma chamada inusitada. A princípio uma mulher parece estar chamando seu filho, mas na verdade está discretamente reportando seu próprio sequestro.

Tentando encaixar cada detalhe vago que ela dá, Bayley precisa colocar a cabeça para funcionar para garantir sua segurança, jogando todas as suas habilidades e intuição, mas a partir que o crime começa a se revelar, mostrando sua verdadeira natureza, o psicológico do polical começa a se enfraquecer, mas precisa se forçar para se reconciliar com demônios do passado.

O longa-metragem, dirigido por Antoine Fuqua, se passa todo em um ambiente, o que torna a produção mais barata, mas o desafio maior. Tudo depende do trabalho de atuação de Jake Gyllenhaal, ator conhecido por interpretar filmes de um só homem. Contudo, em um filme que exigia mais ação e um pouco mais de insanidade, o pé no chão talvez possa ter atrapalhado.

Os rumos que o filme toma no seu decorrer surpreende o telespectador. O que se vende como algo óbvio acaba tendo uma reviravolta que prende o público. Não que isso seja um problema, mas parece que está faltando algo. Só que é errado o público esperar uma coisa diferente disso quando se depara aos nomes envolvidos no projeto. O que vemos é aquilo mesmo.

Talvez os momentos mais impactantes sejam quando o próprio Gyllenhaal revela o seu passado para o público. Isso porque ali existe veracidade e choque. Ao cair sua ficha, o público sente junto o que ele está sentindo. Isso tudo por mérito da atuação deste nome do cinema que aguarda um Oscar há algum tempo. Não será com esse filme – sinto lhe dizer isso –, mas ele virá.

‘O Culpado’ não é bem uma dica. Talvez se você goste de filmes policiais e de suspense ou seja um fã de Gyllenhaal e Fuqua ele pode funcionar. No mais, não vale a pena. A Netflix tem opções melhores e que alcancem um público mais amplo. Isso pensando na experiência cinematográfica que muitos podem estar planejando para este final de semana prolongado com o feriadão.

Estreias da semana

Espíritos Obscuros: Uma jovem professora descobre que o pai e irmão mais novo do seu aluno problemático escondem um segredo sobre-humano mortal. Tendo decidido tomar conta do menino, ela deve lutar pela sobrevivência dos dois contra horrores além da imaginação. O longa-metragem, que conta com a participação de Guillermo del Toro, chegou aos cinemas na quinta-feira, 28/10.

A Mensageira: Uma valente office girl tem sua entrega interrompida quando descobre que um dos pacotes que está transportando é uma bomba e está preparada para matar a única testemunha capaz de depor contra o cruel senhor do crime. Enquanto a Polícia e o FBI se unem para deter a máfia e prender os criminosos envolvidos, um mensageiro misteriosamente bem treinado se junta a Nick para garantir que a justiça seja feita.

COMENTÁRIOS ( )