Quinta-Feira, 26 de Maio de 2022 |

Grupo de escoteiros Chefe Ieda celebra 15 anos de história e ações no município

Entidade foi fundada por Olga Nunes e completou 15 anos na quinta-feira, 05/05

Por Redação em 06 de Maio de 2022

"Entidade fundada há 15 anos desenvolve diversas atividades dentro do município" (Foto: Divulgação)


Há 15 anos, no dia 05 de maio de 2007, Olga Nunes fundava o Grupo Escoteiro Chefe Ieda Maria Bueno Sauer. O objetivo era retomar o movimento do escotismo dentro de Alvorada. No início, a sede era a Escola Almira Feijó, mas depois acabou se mudando para o Jardim Alvorada. Lá, a entidade recebeu da administração municipal a permissão de uso do prédio e dos arredores.

História da entidade

O grupo foi fundado por Olga Nunes – ao lado de Claiton Nunes e Shirley Isabel –, inspirada na sua mãe, que dá nome ao projeto. Ela conta que sua mãe e seu tio trouxeram o movimento dos escoteiros para Alvorada em 1982. “Na época eu tinha 12 anos e comecei a participar junto como assistente, pois naquela época não haviam meninas escoteiros. Com o passar do tempo, o grupo acabou fechando”, relata Olga.

Ao longo destes anos, mais de 750 crianças e jovens alvoradenses fizeram parte de grupo, que hoje conta com 52 participantes, divididos por idade entre lobinhos, escoteiros, seniores, pioneiros e os escotistas. Todos eles trabalham baseados no proposito do movimento escoteiro, que é contribuir para formar jovens a alcançar suas plenas potencialidades.

Para a fundadora, o escotismo é um movimento completo que visa formar cidadãos melhores. Pensando nisso, ela afirma que quer ver a entidade crescendo cada vez mais. “É muita emoção saber que chegamos aos 15 anos. Nós tínhamos preparado momentos mais especiais, mas não contávamos com a pandemia. Perdemos pessoas queridas, mas estamos nos ajudando. É um sentimento de gratidão pela vida”, encerra Olga.

Ações que abrangem mais pessoas

Em 2017, o grupo realizou o Mutirão Regional Pioneiro, reunindo 400 jovens para realizar atividades de pinturas, manutenção, plantio e limpeza em ONGs, no Horto Municipal e em escolas municipais e estaduais da cidade. Além disso, também foram promovidas ações de integração no asilo Simão Pedro e limpeza das margens da Lagoa do Cocão – antes de ela se tornar Parque Municipal.

O Grupo Escoteiro Chefe Ieda também auxiliou nas ações da Defesa Civil, principalmente no período de chuvas. Desde sua fundação, os escoteiros sempre responderam ao chamado do município, seja para agir nas zonas afetadas, auxiliar no cadastro das famílias atingidas ou organizar campanhas de arrecadação de mantimentos; fazendo o melhor possível pelos necessitados.

A celebração dos 15 anos

Hoje a entidade é presidida por Gabryel Nunes, 25 anos. Ele fala do sentimento de ver o grupo completando seus 15 anos de história. “Pessoalmente, tenho muito orgulho, pois comecei como escoteiro aos 10 anos, em 2007, continuei no Grupo durante minha adolescência e juventude e agora, investido no cargo de diretor presidente, passo aos nossos jovens e adultos aquilo tudo que aprendi nesses anos”, pondera o jovem.

Segundo ele, o movimento escoteiro já tem 115 anos de história, e sua fórmula foi e é adaptada ao longo do tempo para contribuir com a formação das pessoas que participam. A ideia do presidente é manter o grupo forte, ativo e participativo na vida dos jovens e também da cidade. Ele afirma ainda que espera poder continuar contribuindo com a formação daqueles que fazem e que querem fazer parte do grupo.

O presidente conta que diversas ações são desenvolvidas no ano. Muitas são voltadas as técnicas dos escoteiros, mas também existem as sociais. “Participamos de campanhas de prevenção à dengue; arrecadação e distribuição de roupas e mantimentos; atividades de conscientização e proteção ambiental; organização e execução de projetos para crianças carentes, como festa de dia das crianças e Natal Solidário”, conclui Nunes.

Serviço

As atividades do grupo são realizadas aos sábados, das 14h às 17h30, na Rua Tramandaí nº 26, no Jardim Alvorada. O lema do grupo é “Nossas boas ações construirão um mundo melhor”. Já no dia 07 de maio, a entidade vai promover o jantar para celebrar o aniversário de 15 anos. O evento vai acontecer no CTG Amanhece da Querência, a partir das 20h.

COMENTÁRIOS ( )