Quinta-Feira, 19 de Maio de 2022 |

Maninho Melo se lança como escritor e primeiro livro já está disponível nas plataformas de e-commerce

‘O Pequeno Cancionista em Papaiaia’ foi lançado no final do ano passado e já está à venda

Por Redação em 21 de Janeiro de 2022

"O livro foi produzido por Maninho Melo e tem ilustrações de Adão de Lima Jr" (Foto: Divulgação)


Maninho Melo é um cantor e compositor alvoradense que tem uma carreira longa – tanto com bandas como em trajetória solo. Em seu canal do YouTube são quase 15 mil visualizações e o vídeo mais popular é da canção ‘Papaiaia’ no seu DVD. O sucesso da música é tão grande que, na reta final de 2021, o artista se lançou como escritor e trouxe a composição para dentro da literatura.

Foi assim que surgiu o livro ilustrado ‘O Pequeno Cancionista em Papaiaia’, lançado em parceria com o Colégio Mesquita. O primeiro ato do livro foi em uma ação promovida pela instituição de ensino para o encerramento do ano letivo. Depois disso, o livro foi disponibilizado nas plataformas de e-commerce e pode ser adquirido pelas redes sociais do artista.

Para o escritor, esse projeto surge de uma demanda que existe no mercado. “Muitas das leituras sobre canções é acadêmica e eu sempre procurava materiais para estudar em sala de aula e não encontrava. Isso me incomodava até chegar ao ponto de parar de reclamar e pensar no que poderia ser feito. Foi por causa disso que pensei nesse livro e na canção Papaiaia”, conta Melo.

Cada página do livro é uma cena que adapta uma estrofe da música. ‘Papaiaia’ está disponível em todas as plataformas de streaming para quem quiser escutar a canção. Depois disso é apresentado o processo de composição e apresenta um recital do cancionista. Nos extras, estão a partitura da música, a letra e atividades para as crianças praticarem no livro.

E a ideia é que tudo isso seja acompanhado de formações promovidas pelo próprio escritor. “Quem recebeu o livro tem falado bem do livro. Estou recebendo bastante elogios pela multiplicidade de linguagem e pela iniciativa de trazer esse produto. Agora o momento é de cumprir tarefas. Quero disponibilizar um minicurso sobre o livro e a ideia é colocar ele em plataformas de educação”, afirma o artista.

Além disso, o alvoradense que já lançou o livro para os alunos do Colégio Mesquita, também trabalha para a organização de uma sessão de lançamento. “Eu penso em promover um evento e estava trabalhando em cima disso, mas o crescimento dos casos de Covid-19 fez com que o pessoal ficasse preocupado. Agora estamos esperando e repensando nisso”, finaliza Melo.

Sinopse

O Pequeno Cancionista é um livro sobre observar, tocar e criar canções. É um percurso guiado pelo Pequeno Cancionista, para que o leitor vislumbre os bastidores da composição da canção Papaiaia. Nesse trajeto o leitor é instigado, por meio de múltiplas linguagens, a aguçar os sentidos e a imaginação, inspirado no cotidiano de uma família. É um convite para alunos, professores e família a se aventurarem como apreciadores e compositores de canções. E eae, você quer ser um cancionista?

COMENTÁRIOS ( )