Quinta-Feira, 27 de Janeiro de 2022 |

Orquestra da Ulbra promove concerto gratuito para alunos da rede pública do município

Apresentação ocorreu na tarde de quinta-feira, 25/11, na Paróquia São José Operário

Por Redação em 26 de Novembro de 2021

"A apresentação de Alvorada deu abertura aos concertos didáticos da Orquestra de Câmara da Ulbra" (Foto: Matheus Pfluck)


A Secretaria Especial da Cultura e o Ministério do Turismo, em uma parceria com a Orquestra da Ulbra, retomou nesta semana os concertos didáticos em Alvorada. A ação, promovida por meio de financiamento da Lei Rouanet, prevê a realização de concertos em escolas públicas de 10 cidades do Rio Grande do Sul. Essas apresentações tiveram início em novembro.

Na quinta-feira, 25/11, a Paróquia São José Operário recebeu 350 crianças de 12 escolas da rede pública da cidade. Essas instituições de ensino se inscreveram previamente para acompanhar a apresentação da Orquestra de Câmara da Ulbra. Depois de Alvorada, outros nove municípios devem receber as apresentações: Canoas, Guaíba, Cachoeirinha, Taquara, Sapiranga, Novo Hamburgo, São Jerônimo, Campo Bom e Gravataí.

O repertório incluiu obras de importantes compositores da história da música, como Concerto em Ré Maior, de A. Vivaldi; Divertimento em RéM, de W.A. Mozart; A música noturna de Madri, de Luigi Boccherini; e também Temas do filme Aladin, do folclore brasileiro, Samba Lelê e Danças Gaúchas, de Alfred Hulsberg. O objetivo é democratizar o acesso à música orquestral e formar novas plateias.

A escolha do programa e regência dos concertos é do maestro Tiago Flores, que desenvolve projetos nesta área há mais de quinze anos. Durante o concerto, ele conversará com as crianças, explicando os instrumentos, ensinando alguns ritmos, falando sobre as obras e compositores apresentados. Ao final de cada espetáculo, alunos são convidados a interagir com a Orquestra.

Essa iniciativa existe há mais de 15 anos com o objetivo de levar a música orquestral para crianças da rede pública. O projeto inicia agora e seguirá a agenda de concertos no primeiro semestre de 2022. A reportagem do Jornal A Semana conversou com o maestro Tiago Flores, que falou do sentimento de estar retornando para Alvorada após um longo período longe da cidade.

Isso porque, devido a pandemia do coronavírus, o projeto não esteve em Alvorada no último ano e está retornando em novembro de 2021. “Retornar a Alvorada tem um sentimento muito bom. A gente tem feito concertos didáticos sempre com muita boa receptividade. Isso tanto por parte da organização de Alvorada quanto das crianças. Estou feliz em estar aqui de novo”, salienta o maestro.

Para ele, o trabalho feito é importante para a quebra de uma barreira que existe entre com a música erudita. “Nós queremos dar oportunidade para que as crianças tenham acesso a música de orquestra. Isso é fundamental para o desenvolvimento delas e a gente espera contribuir com Alvorada. Todos os anos a gente vem aqui e a gente espera que as crianças tenham uma receptividade diferente com a música”, enfatiza Flores.

COMENTÁRIOS ( )