Quinta-Feira, 27 de Janeiro de 2022 |

Prêmiação da 7ª edição do FECEA acontece sábado

O Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada faz parte do calendário do município

Por Redação em 03 de Dezembro de 2021

"Entre os filmes que concorrem nessa edição está o iraniano ‘Lullaby’" (Foto: Reprodução)


Será realizada no sábado, 04/12, a cerimônia de premiação do 7º Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA), organizado pelo Clube das 5 da Secretaria de Educação e pelo projeto Primeira Tela da Escola Leonel Brizola. O evento tem início às 16h, na Câmara de Vereadores. As categorias contemplam produções de alunos das séries iniciais e finais do ensino fundamental formal, da EJA, do ensino médio e universitário.

Neste ano, a cerimônia ocorrerá em formato híbrido. Além do evento presencial, haverá a participação via Google Meet dos cineastas que tiveram seus filmes indicados. "A cerimônia em formato remoto que ocorreu no ano passado foi um grande sucesso, e percebemos que seria possível repetir aquilo, mesmo retomando também a cerimônia presencial", afirma André Bozzetti, coordenador do FECEA e do projeto Clube das 5.

Na 7ª edição, o FECEA segue norteado pelos princípios desde a sua criação: valorização do protagonismo estudantil, sem perder o olhar pedagógico na avaliação das produções cinematográficas, fórmula que coloca o Festival entre os mais importantes em âmbito nacional e reconhecido internacionalmente. Nesta edição, contou com 905 produções inscritas, originadas de 79 países.

Além das temáticas consolidadas, como o Prêmio Sirmar Antunes pelo Protagonismo Negro, o Prêmio Marielle Franco pelo Protagonismo Feminino, serão premiadas obras que contemplem a representatividade LGBTQIA+, e também os "Filmes de Quarentena". Para o Professor Adailton Moreira Coordenador do FECEA e do Projeto Primeira Tela “as temáticas permanentes reforçam o protagonismo e o caráter pedagógico do Festival”.

As Mostras Virtuais e exibições dos curtas em escolas municipais acontecerão de 02 a 04 de dezembro, e o público pode participar votando para o Prêmio do Júri Popular. Visando a avaliação técnica e pedagógica das obras, o corpo de jurados do festival conta com 20 membros, das mais diversas áreas. Desde professores com vivência de trabalhos em audiovisual na sala de aula, até críticos e profissionais da área cinematográfica.

COMENTÁRIOS ( )