Quarta-Feira, 08 de Dezembro de 2021 |

Quinta edição do Gibifest é novamente cancelada por conta da pandemia de Covid-19

Evento já não ocorreu no ano passado, mas os organizadores projetam novidades para 2022

Por Redação em 03 de Setembro de 2021

"A última edição do evento ocorreu em setembro de 2019, no Salão do SIMA, e reuniu 500 pessoas" (Foto: Arquivo A Semana)


Assim como no ano passado, em 2021 os organizadores do Gibifest optaram por cancelar a realização da quinta edição do evento por conta da pandemia do coronavírus. Com isso, o evento que normalmente era realizado no início de setembro não vai ocorrer pelo segundo ano consecutivo. Contudo, os organizadores já trabalham para a retomada em 2022.

Em entrevista, o professor Paulo Kobielski, que faz parte do Coletivo Alvoradense de Quadrinhos (CAQ) e é um dos organizadores, falou que é inviável realizar um evento deste porte em meio a pandemia. Entretanto, a ideia é poder retomar o festival em 2022 e com duas edições: a primeira em maio, no IFRS; e a segunda em setembro, no Salão do SIMA – que é o local tradicional do evento.

Para isso, o evento contará com recursos da Lei Aldir Blanc. Isso porque membros do CAQ como Paulo Kobielski e Denílson Reis conquistaram recursos nos editais municipais – através do Prêmio Trajetórias – e pretendem investir esses valores nas próximas edições do Gibifest. Cabe ressaltar que o evento não cobra ingressos, mas sim alimentos para doações no município.

Contudo, por mais que o evento pretenda crescer no próximo ano, cancelar essa edição não era algo que a produção queria. “É uma sensação de tristeza, pois o Gibifest vinha se consolidando como um dia grandes eventos vida cidade. Talvez não seja exatamente um prejuízo, pois todos continuam perguntando quando o evento vai retornar. A gente percebe aí que o evento é lembrado pelas pessoas”, pondera o organizador.

Para o professor, essas novas ideias para a próxima edição são as prioridades para a retomada. “Sobre as novidades, a primeira seria a realização de duas edições. Outra é uma mudança no formato, agora com palestras, já que o SIMA agora dispõe de um espaço maior para tais atividades. Como sempre, vai ter presença de artistas, cosplayers, concurso de desenho, talvez uma exposição, games, jogos de cartas”, conclui Kobielski.

Na última edição

Em 2019, foram cerca de 500 pessoas que prestigiaram a quarta edição do Gibifest. Com isso, além de todos os eventos e atrações, foram arrecadadas mais de meia tonelada de alimentos para instituições carentes.

O evento contou com dezenas de lojistas, estandistas e expositores, que venderam muitos produtos e histórias em quadrinhos ao público presente, que ainda pôde acompanhar diversas atividades no palco principal, entre palestras, apresentações e concurso de cosplay. Além disso, os artistas Altair Gelatti, Gustavo Borges e Rodrigo dos Santos foram premiados com o Troféu Gibifest 2019.

COMENTÁRIOS ( )