Quarta-Feira, 12 de Maio de 2021 |

Biblioteca Pública celebra 49 anos e futuro para o cinquentenário é promissor

Além de reformas na atual estrutura, a expectativa é de que o serviço esteja em um novo local no próximo ano

Por Redação em 16 de Abril de 2021

"Atualmente a Biblioteca funciona em um espaço provisório junto ao Centro de Atendimento ao Autista" (Foto: Guilherme Wunder)


No dia 21 de abril, a Biblioteca Pública Luís Fernando Veríssimo completa 49 anos de sua fundação. O serviço já foi ofertado em diversos espaços e agora em uma sala do Centro de Atendimento ao Autista. Atualmente o serviço está interrompido devido ao coronavírus, mas quando está em funcionamento, recebe visitas de escolas, realiza contações de histórias, aulões de redação e de leituras da UFRGS e do ENEM.

Contudo, há bastante tempo a gente retrata a situação da biblioteca. Isso indo desde aos problemas de infraestrutura, acervo limitado e o local onde o serviço é ofertado. Esse último ponto citado é uma das principais reivindicações da comunidade que utiliza a biblioteca, devido a situação em que ela está nos dias de hoje. Contudo, existem perspectivas promissoras para o futuro.

Resposta do Executivo

A reportagem do Jornal A Semana conversou com a secretária de Educação (SMED), Neuza Machado, para falar sobre o futuro da biblioteca municipal. Segundo ela, a equipe da pasta está trabalhando na compra de materiais para realizar reformas na infraestrutura da sala onde o serviço é prestado atualmente. Esse processo orçamentário deve ser concluído nos próximos dias.

Além disso, a titular da pasta afirmou que a SMED trabalha para colocar a biblioteca em um novo espaço. “Está sendo conversado com o prefeito sobre outros locais para receber a biblioteca. A ideia é prestar o serviço em um espaço mais amplo. No que depender de mim, ela estará em um novo local até o cinquentenário. Não posso prometer nada, mas estamos trabalhando para isso”, explica Neuza.

Programação de aniversário

A Biblioteca está preparando uma programação para celebrar o aniversário de 49 anos. Entre as atividades estão a exposição de uma escultura desenvolvida por Brenilcio Maria de Jesus, que será instalada na próxima semana em frente à Prefeitura. No dia 22 de abril vai acontecer uma ação de distribuição de livros. Já no dia 26 de abril será lançado o projeto Poeta Passageiro – concurso de poesia nos ônibus da SOUL e da VAL.

COMENTÁRIOS ( )