Domingo, 26 de Setembro de 2021 |

Após quatro anos de espera, obras no Ginásio Djalma Neves devem ter início nos próximos dias

Investimentos foram anunciados em 2017 e, desde então, a população aguardava as melhorias

Por Redação em 23 de Julho de 2021

"Assim que a obra tiver início serão 120 dias de prazo para a conclusão" (Foto: Guilherme Wunder)


Será assinada na sexta-feira, 23/07, a ordem de início das obras de modernização do Ginásio Djalma Noguez Neves, localizado no Bairro Americana. Serão R$ 253.497,08 mil investidos através de uma emenda parlamentar do deputado federal Giovani Feltes (MDB), além de uma contrapartida do município. Os valores já estão depositados e as obras devem ter início nos próximos dias.

Com este recurso seria feita a rampa de acessibilidade, os banheiros e a revitalização do portão de acesso da quadra. Contudo, a rampa ficará para outra obra – de responsabilidade do município – devido à falta de recursos. Também serão fechadas as laterais do ginásio, colocadas janelas e grades, além de instalação de iluminação e calefação (exaustores de ar).

Histórico

Essa é uma obra que o Jornal A Semana acompanha desde novembro de 2017, quando a Câmara de Vereadores aprovou os investimentos no local. Isso após a indicação de Feltes para que o município aderisse ao programa ‘Esporte e Grandes Eventos Esportivos’, que visa reformar e modernizar ginásios pelo país. Desde então, a Secretaria de Educação (SMED) trabalhava para dar início às obras.

O primeiro empecilho encontrado foi noticiado um ano depois pelo Jornal A Semana. Tratava-se de questões burocráticas envolvendo a documentação da área onde o Ginásio está construído. Na época, o diretor Luís Antônio Marques informou que, por ser uma área doada, o terreno não estava registrado no nome da Prefeitura. Com isso, o município precisou trabalhar junto ao registro de imóveis para solucionar a pendência.

Já em novembro de 2019 foi noticiado que a SMED já tinha regularizado a área e elaborado o projeto, que estava com a Caixa Econômica Federal para análise e liberação. A financiadora solicitou algumas alterações no projeto - a rampa de acessibilidade ficaria por conta da Prefeitura e o edital foi lançado ainda no primeiro semestre. Com isso, em abril, a PERT Engenharia assinou com a Prefeitura para fazer a obra.

Em agosto do ano passado a Caixa solicitou o reajuste das planilhas da empresa vencedora. As complementações foram enviadas no dia 16 de novembro e aguardavam a análise do Governo Federal e a liberação dos recursos para a obra, que tem previsão de 120 dias após o início. Essa havia sido a última atualização antes de conversar novamente com a SMED nesta semana.

Respostas do Executivo

Em entrevista, a servidora da assessoria jurídica da pasta, Jaqueline Bölter, explicou os quando a obra começa. “A previsão é de que se assine a ordem de início na sexta-feira. A empresa já está licitada e os repasses já foram feitos. A gente fez todos os nossos processos, mas estávamos aguardando o recurso vir de Brasília. Provavelmente as obras comecem na segunda. Isso vai da organização da empreiteira”, explica a alvoradense.

Serviço

Atualmente, o Ginásio Djalma Neves está fechado devido a pandemia de coronavírus. Contudo, assim que os serviços forem retomados, diversas atividades no programa “Educa Esporte” voltarão a ser ofertadas. Entre elas estão: alongamento, yoga, ritmos, zumba, futsal, vôlei, caminhada orientada, fortalecimento muscular, treinamento funcional, crossfit infantil, defesa pessoal feminina, taekwondo, entre outros.

COMENTÁRIOS ( )