Quarta-Feira, 23 de Junho de 2021 |

Biblioteca Luís Fernando Veríssimo lança projeto ‘Poeta Passageiro’

Iniciativa visa disponibilizar poemas escritos por alvoradenses nos ônibus

Por Redação em 14 de Maio de 2021

"As inscrições podem ser feitas através de e-mail ou na própria Biblioteca Luís Fernando Veríssimo" (Foto: Arquivo A Semana)


A Biblioteca Luís Fernando Veríssimo, em parceria com as empresas de transporte coletivo SOUL e VAL, lançou o projeto ‘Poeta Passageiro: Poesia na Viagem’. A iniciativa visa selecionar poemas compostos por alvoradenses e disponibiliza-los nos ônibus do município. isso tudo através de uma lei de 2008 que institui o programa dos poemas nos ônibus.

O projeto irá selecionar 100 poemas que serão adesivados e fixados nos ônibus. O concurso é dividido em duas categorias: comunidade e escolar. Para inscrição na categoria comunidade em geral os requisitos são ser residentes em Alvorada e maior de idade. Já a categoria escolar é para os estudantes e cada escola deverá inscrever os poemas dos seus estudantes.

Segundo a bibliotecária Bruna Loregian, o projeto pretende fomentar a escrita e leitura poética no município. Além disso, também se trabalha para valorizar talentos locais, divulgar a Biblioteca Pública Municipal, aumentar a autoestima do povo alvoradense e oportunizar contato massivo de poesia a todos, indiscriminadamente e em um espaço inusitado, como os ônibus coletivos.

Para ela, esse projeto é muito importante para a biblioteca e para a população de Alvorada. “Os poemas nos ônibus também funcionarão como iscas literárias, tanto para novos leitores, como para novos escritores, a leitura é sempre um convite. Estamos também descobrindo talentosos poetas e poetisas e desmistificando padrões de que para ser poeta precisa ser erudito”, enfatiza Bruna.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 04 de junho de 2021, podendo ser realizadas na Biblioteca Pública ou por e-mail. Os poemas podem ser de temática livre e ter no máximo 14 linhas. Todas as informações para as inscrições estão disponíveis nos editais do concurso que podem ser encontrados no site da Prefeitura Municipal e redes sociais da Biblioteca Pública Municipal.

COMENTÁRIOS ( )