Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Campus Alvorada do IFRS abre suas inscrições para processo seletivo para 2022

As inscrições para o vestibular podem ser feitas até 24 de outubro

Por Redação em 15 de Outubro de 2021

"Alvorada conta com um campus do IFRS, localizado no Bairro Salomé" (Foto: Arquivo A Semana)


Até o dia 24 de outubro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) recebe inscrições para o processo seletivo 2022/01. Nesta seleção, o campus de Alvorada oferece vagas para integrados ao ensino médio, técnico em produção de áudio e vídeo, técnico em meio ambiente, técnico em cuidados de idosos, técnico em processos fotográficos, técnico em Libras e técnico em produção multimídia.

Em virtude da pandemia da Covid-19, para os cursos superiores a instituição utilizará a nota do Exame Nacional de Ensino Médio. Para os cursos técnicos, o Campus Alvorada optou por sorteio público. De qualquer maneira, é necessário realizar a inscrição no Portal de Ingresso. Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar do Processo Seletivo 2022/1 será cobrada uma taxa de inscrição.

Para quem se inscrever à seleção por sorteio ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a taxa de inscrição será de R$ 10,00. A exceção são os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não terão cobrança de taxa de inscrição. As inscrições são totalmente on-line pelo Portal de Ingresso – www.ingresso.ifrs.edu.br. Para se inscrever, o candidato precisa ter CPF e RG próprios.

Quando o candidato acessar o link para se inscrever no Processo Seletivo do IFRS, será direcionado para autenticação do gov.br. Caso já tenha conta, é só colocar o CPF e a senha do gov.br e entrar no formulário de inscrição. Caso não tenha conta, deverá clicar em CRIAR SUA CONTA e só depois conseguirá preencher o formulário de inscrição e concorrer a uma das vagas ofertadas pelo IFRS no Processo Seletivo 2022/1.

Para auxiliar na inscrição, o Campus Alvorada está disponibilizando um plantão presencial tira-dúvidas de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, exceto feriado, ou pelo telefone (51) 3483-9109. É fundamental que o candidato acompanhe todas as informações disponíveis no Portal de Ingresso, assim como, leia os editais e demais documentos disponíveis.

Mudança no processo de seleção

O IFRS está reservando 80% das vagas para estudantes de escolas públicas. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio devem ter feito todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas para poder concorrer à vaga de escola pública.

Ensino remoto

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial ou híbrida, devido à pandemia de Covid-19. O início das aulas será no primeiro semestre de 2022, e as datas serão divulgadas em breve. O candidato deve acompanhar os canais de comunicação do IFRS e do campus em que se inscreveu para saber sobre o retorno.

COMENTÁRIOS ( )