Quinta-Feira, 06 de Maio de 2021 |

Campus Alvorada do IFRS divulga datas e prazos do processo seletivo

Inscrições vão de 22 de março a 04 de abril

Por Redação em 19 de Março de 2021

"As datas de início das aulas serão divulgadas posteriormente pelo campus" (Foto: Divulgação)


Está definido o período de inscrições para o próximo processo de ingresso de estudantes em cursos técnicos de nível médio e cursos superiores de graduação do Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS): será de 22 de março a 4 de abril de 2021. Foi divulgada também uma lista preliminar dos cursos que serão ofertados.

A publicação dos documentos com o detalhamento do processo (editais) ocorrerá no primeiro dia de inscrições, ou seja, 22 de março. Os editais conterão essas informações detalhadas e orientações sobre as inscrições, que ocorrerão de forma totalmente on-line. O candidato precisa ter um CPF e um RG próprios para se inscrever (não pode ser com o número de documento dos pais, por exemplo).

O que já está definido?

Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, a instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente. Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público.

Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem desde o ano de 2010. Então, o candidato poderá optar se quer concorrer via sorteio, via nota do Enem ou pelas duas formas.

Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas desde o ano de 2010. A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos de ensino médio quanto nos de graduação. Este processo não terá cobrança de taxa de inscrição para os candidatos.

Cronograma

• Publicação dos editais com o detalhamento do processo – 22 de março de 2021
• Inscrições do processo seletivo – 22 de março a 4 de abril de 2021
• Sorteio público – 15 e 16 de abril de 2021. O sorteio será realizado por meio de sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS.
• Matrículas – primeira quinzena de maio/2021

Ensino remoto e início das aulas

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

As datas de início das aulas serão divulgadas posteriormente pelos campus. O candidato deve consultar os canais de comunicação do IFRS e do campus em que se inscreveu para acompanhar essa e outras informações. A previsão é que tenham início a partir da segunda quinzena de maio de 2021, podendo haver variações de acordo com o calendário definido em cada unidade.

COMENTÁRIOS ( )