Quarta-Feira, 18 de Maio de 2022 |

Classificação dos candidatos pelo Enem será divulgada em fevereiro

A classificação deve ser divulgada em 18 de fevereiro

Por Redação em 14 de Janeiro de 2022

"Alvorada conta com um campus do IFRS, localizado no Bairro Salomé" (Foto: Arquivo A Semana)


A lista de classificação dos inscritos no Processo Seletivo de estudantes 2022/01 do IFRS que optaram por utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a seleção teve publicação adiada para o dia 18 de fevereiro de 2022. Na mesma data, será divulgada também a primeira chamada para pré-matrículas dos candidatos melhores classificados pela nota do Enem.

Esses classificados na primeira chamada deverão enviar a documentação de pré-matrícula pelo sistema eletrônico de 19 a 22 de fevereiro. Os editais e o cronograma do Processo foram ajustados. As novas datas se devem ao Inep/MEC ter comunicado que o resultado do Enem 2021 será disponibilizado somente em fevereiro, período posterior ao que historicamente ocorre.

Outra mudança necessária no cronograma do Processo Seletivo do IFRS foi a eliminação de segunda chamada para pré-matrículas para candidatos ao Enem. No entanto, está mantida a Chamada Pública, que representa chance de ingresso aos candidatos não listados na primeira chamada. Para saber mais sobre o Processo Seletivo 2022/01 do IFRS e acompanhar as novidades, acesse o site ingresso.ifrs.edu.br.

Sobre o uso da nota do Enem

No Processo Seletivo de estudantes 2022/01, o IFRS ofereceu a opção de uso da nota do Enem como seleção para o ingresso em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e para os cursos superiores de graduação (cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo). Os candidatos puderam utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até 2021.

Seleção de indígenas

O IFRS está realizando um processo seletivo especial para o ingresso de estudantes indígenas em cursos técnicos e superiores gratuitos. Na sexta-feira, 07/01, foram publicadas a lista de cursos oferecidos e as orientações para a seleção. São 308 vagas em cursos gratuitos, para ingresso no primeiro semestre de 2022 nos 17 campus – entre eles está Alvorada.

As inscrições para o Processo de Ingresso Especial para Estudantes Indígenas abriram na sexta-feira, 07/01, e poderão ser realizadas até o 31 de janeiro. São feitas pela internet, pelo link disponível no endereço ingresso.ifrs.edu.br/2022, no botão Inscrições. Não há cobrança de taxa. Todas as informações podem ser conferidas no Edital nº 02/2022 e anexos. Vale reforçar que os cursos do IFRS são gratuitos.

O Processo Seletivo Indígena oferta duas vagas extras em cada um dos cursos disponíveis no Processo Seletivo regular, atuando como um complemento às cotas étnico-raciais para pretos, pardos e indígenas. O objetivo é garantir o acesso de indígenas a cursos técnicos e superiores. Podem participar estudantes indígenas oriundos de escolas públicas ou privadas.

COMENTÁRIOS ( )